Entre 2021 e 2031, o mercado deverá apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6%. Os canais de serviços de varejo on-line devem expandir para positivo, registrando CAGR acima da média de 9,7% entre 2021 e 2031(FMI). Com o número de pessoas que têm pets aumentando constantemente, o mercado-alvo para a indústria como um todo se expandirá, permitindo novos pontos de penetração.
Você deve estar pensando: como ter uma fatia desse mercado? Sobretudo, a venda on-line é um canal necessário para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado. O e-commerce oferece aos donos de pets exatamente o que eles querem.
- Comodidade e conforto;
- Informações e escolha do produto;
- Comparações de preços que tornam o valor claro;
- Foco dedicado no relacionamento com o cliente.
Apesar de toda a complexidade e de muitos dados, as marcas pet crescem com base em apenas quatro métricas: visitantes, taxa de conversão, valor da vida útil – sua janela de retorno de 60, 90 ou 120 dias (multiplicador de caixa) – e custos variáveis.
Fórmula de crescimento do e-commerce
( V x TX x LTV ) – CV = $
V – visitas
TX – taxa de conversão
LTV – lifetime value
CV – custos variáveis
Visitantes: condução de tráfego pago
Atraia clientes novos e recorrentes (seu público-alvo) para sua loja on-line em todos os canais disponíveis. Sem dúvida, um dos maiores desafios para as lojas especializadas em animais de estimação será competir com o crescente número de varejistas on-line, e a conveniência que eles oferecem aos seus clientes.
Se você não pode vencê-los, junte-se a eles!
As perspectivas para as lojas físicas não são totalmente terríveis. De fato, a pandemia fez com que muitos se adaptassem ao mundo do e-commerce, e capitalizassem a tendência crescente de fazer pedidos on-line, e retirar na loja (BOPIS).
Embora existam alguns benefícios óbvios em fazer compras on-line, a maioria deles gira em torno da conveniência em termos de comparações de preços, personalização, avaliações de consumidores e envio.
Se as lojas pet físicas puderem obter uma compreensão sólida de seus clientes, elas poderão começar a elaborar estratégias para complementar a experiência de compra offline com sinalização personalizada, dicas móveis, e um relacionamento pessoal confiável que não pode ser substituído.
Muitos clientes que compram em lojas físicas de varejo procuram os vendedores da loja para obter feedback e orientação, o que geralmente pode ser um fator de diferenciação entre varejistas independentes, e grandes varejistas. Essa é uma estratégia importante a ser explorada. Sobretudo, a experiência do cliente atual é omnichannel, você tem que estar onde seu cliente está, on-line e offline constantemente.
Considere usar:
Blogs: inicie um blog para determinar as necessidades dos clientes, e educá-los sobre seus produtos e serviços.
Sites de listagem de empresas: inclua sua loja pet em sites de listagem de empresas para ganhar exposição.
Redes sociais: use as redes sociais para conhecer as últimas tendências, e considere datas importantes, como o Dia Internacional dos Animais.
Boletins informativos por e-mail: Crie um boletim informativo mensal que pode ser enviado por e-mail aos clientes.
Seu boletim informativo pode incluir várias seções, como produtos e serviços novos e existentes, bem como eventos especiais, feriados e vendas.
Considere até mesmo apresentar um encontro de uma página com fotos de donos de animais de estimação, e seus animais de estimação das comunidades vizinhas.
Dica: Elabore uma declaração de missão profissional e pessoal. Isso permitirá que você mantenha um foco específico ao criar um plano de marketing para seu pet shop.
Artigo produzido por Josele Delazeri