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Aprenda a humanizar sua marca no e-commerce

  • Por Josele Delazeri
  • 6 de dezembro de 2021
  • 0 Comentários
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Aprenda a humanizar sua marca no e-commerce

Em primeiro lugar, “Sempre entregue mais do que o esperado” – Larry Page.

Mas, o e-commerce não é perfeito. 

Acima de tudo, não é incomum que as pessoas façam um pedido online e fiquem desapontadas com o atraso na entrega ou com o recebimento de um item que não atende às expectativas. 

Então, talvez eles queiram fazer uma pergunta extra antes de clicar no botão de compra ou sentir uma afinidade com sua marca. 

Logo, a geração do milênio, em particular, precisa cada vez mais se identificar com sua marca e mensagem, antes de se comprometer com a compra.

Assim sendo, vivemos em uma época de alta conexão online, mas baixa conexão interpessoal. 

Deste modo, mesmo em ambientes relativamente casuais, as pessoas simplesmente não batem papo como ninguém. 

Assim, isso me queima no estômago. 

Por que? Porque, como animais sociais, ansiamos pela interação humana. 

Laços sociais

Na verdade, pesquisas recentes mostram que pessoas com fortes laços sociais não são apenas mais felizes, mas vivem mais.

Se você é como eu, provavelmente recebeu muitos conselhos e leu toneladas de artigos que prometem aumentar as receitas, conversões e vendas de sua loja online apenas seguindo um simples conjunto de regras ou dicas. 

E embora alguns deles possam ter funcionado para você, outros podem não ter tido nenhum impacto, deixando você se perguntando por que seu site de comércio eletrônico ainda não está funcionando tão bem quanto o esperado.

Em um mercado saturado de comércio eletrônico cheio de ferramentas e serviços inteligentes que prometem aumentar seus números, muitas vezes é difícil dizer a diferença entre o que é realmente útil para sua marca e o que é apenas exagero. 

Navegar pelas muitas alternativas pode ser uma experiência entediante e frustrante, e a maioria das opções não aborda a necessidade de um envolvimento real entre sua marca e seus clientes – é hora de uma nova abordagem holística para o comércio eletrônico.

Familiarize-se com a tecnologia

via GIPHY

Se você realmente deseja gerar vendas online saudáveis, precisará investir na plataforma certa. 

Afinal, oferecer uma experiência de usuário superlativa online significa garantir que seu site funcione com perfeição. 

Conforme, é fundamental que seu carrinho de compras seja rápido e seguro, seus clientes não tenham dúvidas e não haja links quebrados ou mensagens de erro.

Enviando a mensagem certa

Portanto, veja como os dados do cliente podem ser usados ​​para atingir os públicos de maior intenção.

Obtenha alguma entrada humana

O canal de pesquisa de cliente mais eficaz que encontrei – em termos de insights por tempo e dinheiro investido – é falar com agentes de suporte ao cliente. 

Conversar e observar agentes experientes, já que provavelmente já falaram com centenas de clientes, lhe dará os insights que se transformam em ouro puro de conversão.

Compartilhe os holofotes

As pessoas sempre preferirão falar com um humano. Assim, você pode compartilhar os holofotes com as pessoas por trás de sua marca.

Humanize seu e-commerce

Em resumo, a humanização do e-commerce não deve ser vista como um princípio insignificante ou supérfluo. 

Pelo contrário, deve ser considerada uma parte fundamental e indispensável da sua estratégia de marketing e vendas online. 

Na verdade, no quadro mais amplo, pode ser visto como o futuro de todo o varejo em si. 

Isso se deve ao simples fato de que os clientes respondem melhor às interações humanas reais do que a algoritmos frios e sem vida. 

E está se tornando mais evidente a cada dia que as conexões humanas reais são tão relevantes para o varejo online como sempre foram para o varejo tradicional. 

Com tudo isso em mente, talvez seja hora de pensar em humanizar o seu e-commerce. Mas como começar? A melhor maneira de avançar é escolher uma abordagem única e abrangente para todos os seus processos de comércio eletrônico. 

Nestes tempos de vendas online em massa, em que a experiência de compra pode ser anônima, fria e não guiada, faça sua marca se destacar, dando aos seus clientes a experiência humana que eles realmente desejam.

Quando dizemos que você deve humanizar sua marca, isso significa simplesmente tornar seu negócio relacionável e envolvente. Isso é possível se você se concentrar mais em construir relacionamentos com seu mercado, em vez de empurrar seus produtos na cara deles.

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