Como fazer entregas na loja virtual
Atualmente, o comércio eletrônico se tornou amplamente conhecido no mundo digitalizado, e muitas empresas aplicaram isso a seus negócios para abordar mais clientes.
No entanto, a parte mais importante que muitas empresas não reconhecem é a entrega de comércio eletrônico.
Um dos principais fatores para o sucesso de um e-commerce é a logística eficiente.
A compra entregue no tempo certo, ou até mesmo antes do prometido, pode surpreender a clientela e favorecer a fidelização.
Após ter feito uma compra, o envio do produto é algo que gera ansiedade e expectativa por parte do cliente, que deseja ter logo o produto em mãos.
Assim, o simples ato de entregar o código de rastreamento da encomenda acaba oferecendo tranquilidade durante a espera, além de gerar confiança de que tudo ocorrerá adequadamente.
Se você usar o Correios, por exemplo, cada encomenda gera um código de rastreamento, o qual pode ser entregue para que o cliente siga seu produto.
Sua estratégia de entrega pode ser o diferencial das vendas.
Desde o envio da primeira compra de um cliente até a garantia de novos negócios, a entrega envolve muito mais do que simplesmente enviar algo por correio ou serviço de entrega rápida.
É uma cadeia de eventos composta de muitas oportunidades – algumas das quais você pode estar perdendo.
Cuide da logística do seu e-commerce
O primeiro passo para garantir as entregas da loja virtual com agilidade é a preocupação com a logística do seu e-commerce como um todo.
Isso envolve não apenas o envio das mercadorias em si, mas também o processo, que compreende:
Controle de estoque: com um estoque bem organizado, fica mais fácil postar as encomendas com prontidão;
Separação dos pedidos (ou picking): sempre que uma compra for feita, pegue os itens do pedido e faça uma conferência para confirmar se não há nenhum erro;
Embalar a encomenda (ou packing): prepare uma embalagem à prova de danos para o transporte e tome cuidado para que ela não seja muito maior que o necessário (assim, você não paga mais caro sem necessidade no frete).
Dê mais de uma possibilidade de frete
Na hora de apresentar o frete para o cliente, mostre todas as possibilidades possíveis.
Desde as mais caras até as mais baratas e com frete fixo, por exemplo.
O cliente precisa ter todas as informações para escolher a que acreditar ser mais adequada para ele.
Além de fornecer isso na hora que ele estiver fechando o frete, comunique isso também na página de perguntas frequentes ou de como comprar.
Opções de envio
Correios: você mesmo pode ir até a uma agência dos Correios e despachar o seu produto ou então fazer um contrato com os Correios para ter direito a alguns benefícios exclusivos.
Transportadora: Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.
Também pode ser moto boy, para clientes que estão na mesma cidade que a sua loja, ou mesmo, retirada na loja.
Plataforma integrada: Cote simultaneamente com diversas transportadoras, correios, e gere envios com rastreio inteligente, empresas como Melhor Envio, Frenet e Kangu, oferecem esse serviço.
Dimensões da embalagem
Primeiramente, para realizar a cotação do frete são necessárias as dimensões da embalagem: altura, largura, comprimento, em centímetros. Peso, em kg.
Bem como, para saber o valor da entrega é preciso o CEP de envio e o CEP de destino.
Outra questão que entra no cálculo do frete para e-commerce é a cubagem. Já ouviu falar nesse termo? A cubagem faz uma relação entre o peso real e o volume ocupado pelo objeto. A medida é calculada assim:
*Fator de Cubagem = é um valor que muda de acordo com a transportadora escolhida.
Realizada a conta acima, as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico da encomenda, e consideram o maior valor no cálculo do frete.