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Como melhorar a usabilidade do seu e-commerce

  • Por Josele Delazeri
  • 13 de outubro de 2021
  • 0 Comentários
  • 36 Visualizações

 

Como melhorar a usabilidade da sua loja de comércio eletrônico

Primeiramente, o belo design da loja online não garante suas altas taxas de conversão. Seus visitantes podem gostar de belas fotos. Mas eles vieram comprar alguma coisa.

Acima de tudo, os sites para celular não são um fenômeno novo – eles se tornaram um lugar-comum no varejo eletrônico.

Logo, se destacar com uma bela IU / UX é mais importante do que nunca. 

Seu tráfego aumenta de forma constante – de acordo com Statista, a participação do tráfego de telefonia móvel em 2018 foi de 52,2% de todo o tráfego do site em todo o mundo. 

Esta é uma prova óbvia de que os sites para celular não devem ser negligenciados.

Sobretudo, os usuários do site estão evoluindo conforme os dispositivos móveis e tablets se tornam mais prevalentes. 

Conforme os usuários mudam, o comércio eletrônico precisa se adaptar. Não é mais suficiente ter uma loja na web. 

Por certo, os sites de comércio eletrônico estão crescendo a uma taxa incrivelmente rápida. 

Não há limites e quaisquer restrições geográficas desapareceram há muito tempo, permitindo que os entusiastas das compras façam compras conforme sua conveniência. 

Apesar dessas vantagens, a maioria dos sites de comércio eletrônico tem um desempenho ruim. 

Com efeito, os sites de comércio eletrônico geralmente falham em seu objetivo principal de facilitar a compra para os clientes. 

Em síntese, o crescimento explosivo do comércio eletrônico criou uma necessidade de as lojas online se adaptarem às experiências móveis. 

Esta postagem descreve os muitos aspectos que tornam uma experiência de comércio eletrônico móvel bem-sucedida.

Alguns exemplos de como melhorar a usabilidade do seu e-commerce

Navegação fácil e clara

Não confunda os seus visitantes e não os faça pensar onde clicar para obter as informações de que precisam. Isso é especialmente verdadeiro para as versões mobile.

Escolha sua plataforma

Plataformas diferentes têm características e diretrizes de design UX diferentes, que devem ser seguidas ao construir um site móvel.

KISS Navigation

Frequentemente, com telas menores e períodos de atenção mais curtos, a kiss navigation ou navegação simples é uma prioridade em web design. 

O aspecto simplificado dos menus torna mais fácil para as pessoas encontrarem o que procuram, antes de ficarem frustradas e irem embora.

Portanto, como seria a navegação KISS? Você ofereceria opções claras ao visitante para que ele soubesse para onde está indo em seu site. 

Você manteria o número de categorias baixo, não teria mais do que sete cabeçalhos e manteria os títulos diretos.

Use formulários descritivos e bem identificados

via GIPHY

Aplicar as melhores práticas para formulários móveis é outra consideração. 

É importante que o design UX de um aplicativo ou site de comércio eletrônico, ao mesmo tempo que elimina qualquer confusão, permita que os usuários preencham formulários o mais rápido possível.

Página inicial: acerte da primeira vez

A sua página inicial muitas vezes cria uma primeira impressão na mente dos visitantes – pelo menos para aqueles que começaram a navegar no seu site passando pela porta. 

É fundamental que o visitante do site encontre exatamente o que procura no momento em que chega. 

Os sites de comércio eletrônico precisam exibir várias ofertas de produtos, em vez de apenas exibir um ou dois produtos na página inicial. 

Ao exibir poucos produtos na página inicial, você está restringindo a escolha do cliente desde o início.

Maximize a velocidade de carregamento

As pessoas estão ocupadas e têm períodos de atenção mais curtos. 

Eles esperam respostas rápidas. Os visitantes abandonarão um site lento.

Entenda quem são seus usuários

Primeiro, você precisa entender seus usuários por dentro e por fora. Saber quem são seus clientes é fundamental para criar uma excelente experiência do usuário móvel. 

Antes de começar a projetar seu site para celular, conheça o comportamento de compra de seus clientes, quais são os pontos fracos que eles podem ter e qual é seu objetivo final.

Psiu!

Quer saber um segredo?

Em suma, você pode aumentar as taxas de conversão do cliente em até 400%! Impressionante, certo?

De acordo com as descobertas da Forrester Research, você pode fazer isso simplesmente desenvolvendo um design de UX sem atrito.

O mundo do comércio eletrônico é extremamente competitivo. 

As empresas lutam pelo mesmo espaço e reconhecimento online. 

Portanto, você precisa conquistar seus clientes – quanto mais, melhor – e fazer com que eles continuem voltando para sua marca.

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