O efeito flywheel no e-commerce
Estrutura Amazon
O efeito flywheel no e-commerce
Se você leva a sério não apenas o crescimento constante.
Mas, também sobrecarregar o seu negócio para que cresça acima e além do longo prazo.
Também pudesse aplicar uma estrutura-chave que levou a Amazon do estouro da bolha das pontocom para uma das maiores empresas do mundo hoje.
Então, o que isso significaria para o seu negócio?
Você deve utilizar a estratégia do efeito flywheel.
Um flywheel: o que é?
De acordo com o dicionário, um flywheel é uma roda giratória pesada que é usada como parte de uma máquina para aumentar o momento e melhorar a estabilidade da máquina.
Devido ao seu peso, é difícil empurrar o flywheel do motor parado.
Então, uma grande força deve ser usada para fazer o flywheel partir.
Mas, uma vez que comece a funcionar, o momentum permitirá que ele gire sozinho sem qualquer ajuda.
Acima de tudo, há uma grande oportunidade para as empresas de e-commerce alavancarem a publicidade para criar um efeito Flywheel.
É um momento emocionante em todos os mercados, Magalu, Mercado Livre, Amazon permitiram que vendedores e marcas usassem a publicidade para dimensionar o crescimento de uma forma sem precedentes.
Então, James Watt inventou e usou o flywheel em sua máquina a vapor.
Eu não acho que alguém tinha pensado que seu conceito iria expandir os negócios.
Mas hoje em dia, o efeito flywheel é usado para transformar empresas em geradoras de receita.
Se há um princípio fundamental com o qual a Amazon permaneceu implacavelmente comprometida desde o início, é a centralização no cliente.
Portanto, começando com o cliente e trabalhando de trás para frente.
Enquanto passava pela transformação de uma livraria online em um mercado que oferece centenas de milhões de produtos.
Em vista disso, a Amazon confiou em sua própria versão personalizada de uma estrutura de negócios que foi cunhada pela primeira vez pelo estrategista Jim Collins em 2001.
Conhecida como “efeito flywheel”, a fim de preservar essa mentalidade do cliente em primeiro lugar.
Construindo um sistema Flywheel nos negócios
Em um sistema flywheel normal – você apenas aplicaria força, e isso se traduzirá em movê-lo.
Mas é muito linear – em termos de aplicação de força que se traduz em movimento.
Dentro de um E-commerce Flywheel – a força é obtida de vários lugares para colocá-lo em movimento.
Muito pouca força se traduz em muito mais movimento.
A força é amplificada, criando um efeito de combinação ao longo do tempo.
A força / momento é alimentada em várias partes do flywheel e elas se alimentam umas das outras – e de volta umas às outras, criando um Ciclo Virtuoso.
É por isso que o modelo flywheel é superior a outros modelos – como funis.
Os funis de marketing ainda são importantes e têm resultados comprovados, então podemos também usar um modelo híbrido em que o flywheel também tem funis.
Como aplicar o efeito Flywheel em seu negócio de e-commerce
- Promova seu conteúdo em canais preferidos do usuário
Deste modo, o conteúdo é o núcleo do inbound marketing e é algo que dá um impulso inicial.
A geração de conteúdo valioso e relevante atrai e direciona os usuários ao seu e-commerce.
Enfim, quando você promove esse conteúdo nos canais que os usuários usam, fica mais conveniente para o usuário entrar em contato com você.
Experiência do cliente no centro
2. Mantenha a experiência do cliente no centro de tudo o que você faz
Mediante o exposto, familiarize-se com os regulamentos de conformidade e os Termos de Serviço de cada mercado e canal em que você opera.
Assim, para garantir a manutenção de classificações de contas e métricas de desempenho do cliente saudáveis.