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7 lições de Jeff Bezos para um e-commerce de sucesso

  • Por Josele Delazeri
  • 2 de agosto de 2021
  • 0 Comentários
  • 61 Visualizações

 

7 lições de Jeff Bezos para

um e-commerce de sucesso

Primeiramente, a Amazon percorreu um longo caminho desde seu início humilde como livraria online. 

Desde seu lançamento em 1994, a Amazon cresceu e se tornou um gigante do e-commerce.

Hoje em dia, é um dos primeiros lugares onde os compradores procuram para comprar qualquer coisa.

Desde produtos de limpeza até os mais recentes gadgets de tecnologia.

Todo negócio de e-commerce se inspira na Amazon mais cedo ou mais tarde. 

Acima de tudo, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, passou quase metade de sua vida inventando.

E revolucionando o e-commerce.

Principalmente, pelo que sabemos agora, a trajetória de Jeff Bezos parece quase inevitável. 

O fundador e CEO da Amazon tem sido implacável em sua busca pela construção da empresa mais dominante e focada no cliente da história moderna. 

Frequentemente, a Amazon tem sido criticada por sua cultura no local de trabalho.

Mas, suas estratégias claramente mudaram a forma como o e-commerce funciona. 

Aqui está o que a jornada de Jeff Bezos pode lhe ensinar.

O que a jornada de Jeff Bezos pode lhe ensinar

# Lição 1 – Sempre coloque os clientes em primeiro lugar

Jeff Bezos é talvez mais famoso por seu slogan “Clientes em primeiro lugar”. 

Essa é uma linha que tem sido apregoada em muitos de seus discursos.

E a Amazon afirma manter uma adesão estrita a essa regra. 

De acordo com Jeff Bezos, o segredo de seu sucesso é o foco nítido em colocar os clientes em primeiro lugar. 

Cada decisão é tomada com o intuito de facilitar o cliente, pois segundo Jeff Bezos, eles são a força motriz do seu negócio. 

É exatamente por isso que a Amazon toma decisões de longo prazo em vez de focar nos benefícios de curto prazo. 

# Lição 2 – Um império de e-commerce beneficia-se do controle

Os negócios de e-commerce podem existir de maneiras diferentes.

Como a Amazon provou, o sistema “Empire” pode ser muito bem-sucedido. 

No sistema Empire, a empresa existe como uma entidade monopolística que compra e vende tudo por conta própria. 

Mantém uma hierarquia – e as pessoas podem optar por aderir a ela ou ser sistematicamente eliminadas. 

Isso é bastante frutífero na maioria dos casos, e esta é a filosofia seguida por Jeff Bezos da Amazon.

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A essência de uma visão de longo prazo

# Lição 3 – A essência de uma visão de longo prazo

Você já ouviu um gerente de negócios bem-sucedido afirmar que gosta de correr depois de aumentar a rotatividade geral.

Em vez de lutar com unhas e dentes sobre as margens de cada produto? 

Essa é a norma se você deseja estabelecer sua marca e permanecer no negócio no longo prazo.

# Lição 4 – Assuma riscos pela liderança de mercado

Então, a Amazon precisou de três tentativas para lançar seu negócio como plataforma de vendas e atendimento. 

Primeiro, tentou o Amazon Auctions, uma imitação mais ou menos direta do modelo que colocou o eBay no mapa. 

Isso se transformou em zShops e, finalmente, em Amazon Marketplace.

Enfim, que responde por quase metade das unidades vendidas na amazon. com.

Tome boas decisões – rápido

# Lição 5 – Tome boas decisões – rápido

Em primeiro lugar, Bezos acredita que a chave para manter um negócio inovador é tomar “decisões de alta qualidade e alta velocidade”.

# Lição 6 – Use a estrutura de minimização de arrependimento

“Quando você pensa sobre as coisas das quais você se arrependerá quando tiver 80 anos, quase sempre são as coisas que você não fez. Eles são atos de omissão. Muito raramente você vai se arrepender de algo que você fez e que falhou e não funcionou ou o que quer que seja ”. Jeff Bezos

# Lição 7 – Comece estreitando, então diversifique

Conforme, hoje, a Amazon vende quase tudo, de livros e filmes a roupas e mantimentos. 

E com Amazon Prime e Amazon Studios, está entrando no jogo da produção de mídia. 

Mas, a Amazon começou vendendo uma coisa e apenas uma coisa: livros. 

Visto que, as vendas de livros foram o campo de provas da Amazon. 

Bezos os imaginou como o primeiro passo para a criação da “loja de tudo”. 

Portanto, essa estratégia – começando com um produto específico e construindo um forte sistema de e-commerce. 

Em torno dele antes de diversificar – permitiu que Bezos lentamente transformasse a Amazon em um gigante do e-commerce.

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Não deixe oportunidades em jogo no e-commerce

“Se você decidir que vai fazer apenas as coisas que sabe que vão funcionar, vai deixar muitas oportunidades em jogo.”  Jeff Bezos

Em suma, para a maioria dos varejistas de e-commerce.

Atualmente, movimentar apenas uma pequena fração da quantidade de produtos que a Amazon vende a cada ano.

Não raro, seria a realização de um sonho.

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