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Marketing de referência para e-commerce (2021)

  • Por Josele Delazeri
  • 11 de julho de 2021
  • 0 Comentários
  • 64 Visualizações

Foto: Lot Less

 

Primeiramente, antes de iniciar esse artigo gostaria de falar sobre o Case Lot Less.

Nossa cliente incrível, que sabe na prática como trabalhar o marketing de referência. Convido todos a conhecerem (@soulotless).

Vocês irão amar a Riti Brasil, uma empreendedora e mulher inspiradora!

Marketing de referência para e-commerce (2021)

Acima de tudo, você deseja que um negócio de e-commerce seja bem-sucedido.

Precipuamente, você precisa de clientes satisfeitos, que sempre voltam!

Principalmente, a conquista de novos clientes proporciona noites sem dormir para as pessoas que lidam com marketing no e-commerce. 

Imediatamente, ele pode funcionar de muitas maneiras diferentes: por meio de anúncios pagos, SEO, até referências por meio de clientes fiéis. 

Enfim, para ativar os clientes existentes, pode-se introduzir programas de parceria, marketing viral, buzz marketing ou marketing de referência. 

Como o último é um fenômeno relativamente novo, vamos familiarizá-lo como leitor.

Se você já recomendou um filme a um amigo, o que você acha que o levou a fazer isso? 

Primeiramente, você certamente gostou da história o suficiente para falar sobre ela com outras pessoas. 

O mesmo acontece no e-commerce. 

Experiência de compra

Não raro, os compradores adoram falar sobre sua experiência de compra. 

Eles falam sobre os produtos, o custo, a empolgação em usar o produto e, provavelmente, sobre a MARCA da qual compraram.

E é isso que abre a possibilidade de marketing de referência de e-commerce!

Então, o marketing é mais eficaz quando nem mesmo está claro que você está fazendo algum.

Você é proprietário de uma loja e deseja que seus clientes recomendem você aos amigos e familiares. 

Mas, você tem alguma estratégia de marketing de referência?

Por que?

Enfim, porque um programa de marketing de referência pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência e a gerar mais vendas.

Visto que, não há melhor defensor da sua empresa do que um cliente satisfeito. É por isso que os programas de referência funcionam.

 

via GIPHY

Como os varejistas podem se beneficiar dos programas de referência

1. Os programas de referência podem aumentar sua base de clientes …

Os programas de referência são uma forma de atrair novos clientes para seu e-commerce.

2. Presentes e recompensas com um programa de referência

Em primeiro lugar, ter um programa de marketing de referência para incentivar os clientes pode gerar novos leads, aumentar o engajamento.

Também, impulsionar as vendas e a receita. 

Se você implementar um programa “Convide um Amigo”, no qual um cliente regular convida um amigo para visitar seu e-commerce.

Você deve fornecer um bônus ou desconto por indicação.

Alavancando clientes leais e satisfeitos

3. Alavancando clientes leais e satisfeitos

Imagine que você está em uma nova cafeteria pela primeira vez. 

Sobretudo, você paga e, quando o barista lhe entrega seu café, ele pede que você conte a seus amigos sobre a loja deles.

Você ainda nem experimentou o produto, mas está sendo avisado para contar a seus amigos sobre ele.

4. Decidir quando você apresentará seu programa de indicações

Se você pedir uma indicação a um novo cliente, antes mesmo de experimentar seu produto, você terá uma baixa taxa de sucesso.

via GIPHY

Landing page

5. Landing page

Embora as landing pages sejam apresentadas como uma forma de apresentar um programa de referência para o seu e-commerce.

Logo, você deve entender que é absolutamente indispensável.

6. Moeda social

Conforme, reputação social, valor e respeito contam como uma moeda social. 

As pessoas querem parecer inteligentes e legais aos olhos dos outros. 

Se, compartilhando sobre seu produto, eles ganhassem dinheiro social, eles continuariam fazendo isso.

Escolhendo a estratégia certa de marketing

7. Escolhendo a estratégia certa

Nem todos os programas de referência são criados iguais. 

Quando você está começando, é importante considerar o que funcionará melhor para sua empresa e será o mais valioso para seus clientes.

Pergunta rápida!

Afinal, pergunta rápida – o que DropBox, Uber, Airbnb e PayPal têm em comum?

Não, não é “Vale do Silício”.

Vou te dizer: marketing de referência.

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