O ocorrido com as Fábricas Ford no Brasil é o retrato do cenário dos negócios no século 21.
As mudanças são tão rápidas que às vezes fica difícil processar, né?
Acima de tudo a única certeza no ambiente de negócios é a mudança.
Em outras palavras estabilidade não existe.
Por exemplo, alguns fatores levaram a Ford a tomar a decisão de parar de fabricar no Brasil.
E, assim, se tornar uma importadora.
Contudo, a alta e complexa carga tributária e os custos de logística contribuíram de forma expressiva para a decisão da Ford.
Todavia preferiu focar seus investimentos em produção de veículos em outros países. (Uol)
O cenário de negócios do século 21 é caracterizado por tendências e eventos em constante mudança.
Ou seja, que acontecem com tanta rapidez que pegam a maioria dos líderes de negócios de surpresa.
Por isso, é justo dizer que a única constante neste século é a mudança.
Nesse sentido, os empreendedores devem estar preparados para lidar com mudanças.
Essas são rápidas e repentinas ao mesmo tempo.
Imediatamente, percebe-se a importância do autodesenvolvimento de seus talentos.
Então, você deve nutrir suas habilidades, criar um ambiente em que sua criatividade possa florescer e se expandir.
O case fábricas Ford e o lojista
Em outras palavras, o que quero dizer é que você lojista precisa se adaptar a nova realidade do varejo.
A velha máxima empresarial de que “a mudança é a única constante” ganhou um novo significado.
Afinal, estamos na era da transformação digital e, agora, do distanciamento social.
Empreendedores e estrategistas de negócios falam de ruptura.
Mas e se a velocidade da mudança for tão forte que ponha em questão a própria definição de ruptura?
É o que aconteceu com as fábricas da Ford.
Talvez seja hora de atualizar essa máxima clássica para refletir as realidades de inovação atuais.
E se preparar para uma nova década de marketing impulsionado pela tecnologia.
Uma década em que a transformação contínua é o novo normal.
Agora, para manter os clientes engajados, além da integração com o digital as lojas físicas devem oferecer experiências.
Desde que não apenas mantenham as pessoas seguras, e se adaptem às novas condições, mas também criem momentos de satisfação.
Atualmente a escolha do cliente vem sob o microscópio.
No ambiente de hoje, os clientes se preocupam menos com a variedade de opções.
E mais com a disponibilidade.
E isso pode mudar a maneira como muitos varejistas operam.
À medida que diferentes países passaram para o status de bloqueio e as lojas de varejo “não essenciais” fecharam suas portas.
Definitivamente, os varejistas que conhecem seus clientes tiveram uma clara vantagem.
A principal luta dos varejistas
A maioria dos varejistas luta com uma questão fundamental.
Essa questão não é se a empresa deve estar online.
E, sim, qual é a maneira mais eficaz de conectar as experiências do cliente no espaço online com as do espaço offline?
Enfim, o cenário do varejo mudou em questão de semanas, estamos falando do varejo moderno.
Assim, devido a um aumento esperado e ao advento do efeito de 2020 no comércio, a indústria do comércio eletrônico está proliferando.
A cada dia, mais varejistas estão migrando para a venda online.
Enquanto os empreendedores estão começando por meio de empreendimentos de comércio eletrônico.
Por fim, a evolução do comportamento do comprador ilumina novas prioridades para pontos de contato de compras online.
Redefine nossas expectativas de conveniência do comprador em relação ao preço e lança novas perspectivas sobre o valor crescente dos anúncios de comércio eletrônico e de mídia social.
Melhores amigos do e-commerce
Ao passo que chatbots, email marketing, públicos semelhantes, remarketing e mídia social continuarão a ser os melhores amigos do comércio eletrônico.
Eles se tornarão mais eficazes com a análise avançada de big data, experiências personalizadas e custos de anúncios otimizados.
Então, dizer que 2020 foi diferente seria um eufemismo enorme.
As vitrines foram digitais, as mesas da cozinha se transformaram em salas de conferência e a forma como vivemos, trabalhamos e fazemos compras geralmente, foi virada de cabeça para baixo.
O que não mudou para as empresas, no entanto, é a importância de fornecer uma excelente experiência ao cliente.
Desde já novas economias e tecnologias criaram uma nova jornada do cliente.
O case fábricas Ford nos mostra que não há especialistas em futuro.
Há pessoas dispostas a aprender.