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Marketing holístico, o que é? (2021)

  • Por Josele Delazeri
  • 20 de janeiro de 2021
  • 0 Comentários
  • 178 Visualizações

Este artigo sobre marketing holístico foi escrito com muito carinho para você.

Espero que goste!

“O todo é maior que a soma das partes”. Aristóteles

Certamente você já percebeu a importância do marketing para o sucesso da sua empresa, né?

Contudo hoje vamos trazer um conceito de marketing bem importante.

Só que poucas empresas utilizam, pelo menos, aqui no Brasil, o marketing holístico.

Marketing Holístico

 Então, o marketing holístico se refere a uma estratégia de marketing que considera a totalidade de um negócio. 

Igualmente, todos os diferentes canais de marketing como um sistema. 

Porque sob essa abordagem, uma empresa com diferentes departamentos se reúne. 

Assim, o marketing holístico cria uma imagem empresarial unida e positiva.

Aliás, a imagem da marca é mais importante do que você pensa.

Empresas são organismos vivos, formados por pessoas, e uma parte depende da outra.

A saber, sempre fiquei intrigada com os padrões que existem entre organismos vivos e organizações empresariais. 

Para qualquer um deles, sua motivação para a mudança evolutiva é voltada para adaptação e sobrevivência. 

Assim sendo, uma empresa é como um organismo vivo que respira. 

Ele é criado com a intenção de crescer e seu motivo principal é sobreviver. 

Como qualquer organismo vivo, uma organização pulsa com vida e deseja florescer. 

Frequentemente, as pessoas esquecem que a organização é composta de pessoas.

Estas mudam, crescem e têm percepções diferentes sobre as coisas.

Por isso, não faz sentido cada área trabalhar de maneira isolada.

Vamos entender os princípios do marketing holístico! Bora?

Princípios do marketing holístico

  • Marketing Interno

O marketing interno refere-se à gestão interna do sistema.

O departamento de marketing e à colaboração entre o departamento de marketing, e outros departamentos.

  • Marketing integrado

O marketing integrado envolve:

  1. a estratégia de preços;
  2. produto;
  3. colocação;
  4. promoção;
  5. e estratégia de comunicação.
  • Marketing de Desempenho

O marketing de desempenho concentra-se em diferentes atividades de negócios.

Como a forma de vender um produto, marca e valor do cliente.

E as responsabilidades éticas e legais que uma empresa e um produto defendem.

  • Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é centrado no relacionamento que você mantém com:

Clientes, funcionários, parceiros e concorrentes.

De fato o segredo que buscamos é que não existem segredos para o sucesso.

Apenas uma jornada implacável e inflexível para alcançar a visão e a missão que você definiu para si mesmo.

Como uma empresa envia uma mensagem unificada para seus clientes?

Então, para que o conceito de marketing holístico seja implementado corretamente.

Todas as atividades e ações precisam ser cuidadosamente planejadas.

Pois precisam buscar o mesmo objetivo.

Portanto, este método permite focar nos clientes existentes.

E construir relações fortes e familiares com eles.

Sobretudo a mentalidade dos clientes está mudando. 

Eles acreditam na compra de uma marca, e não apenas do produto. 

Com efeito, o marketing holístico capacita a empresa a construir uma marca entre todos os seus stakeholders.

De fato hoje, as pessoas e outras empresas (seus clientes), antes de tomar qualquer decisão de compra, estão tomando muito cuidado para garantir que seu dinheiro valha a pena.

E, na prática, como funciona?

Cases de marketing holístico

Nesse sentido, um case bacana de apresentar é o McDonald’s no Brasil.

Que mudou o letreiro de suas lojas para Méqui.

Acredito que você tenha acompanhando esse burburinho.

Assim, a empatia aliada a assumir riscos fez toda a diferença.

Afinal, somente colocando as pessoas no centro dos negócios, é possível fazer algo diferente.

Outro exemplo é a Nike.

Certamente, quando se trata de visibilidade da marca, ninguém faz isso melhor do que a Nike.

Convido vocês a conhecerem a Mag Embalagens, e seu case incrível também. 

Dê uma olhadinha nesse vídeo 😉

Contudo, as empresas com forte reputação positiva atraem pessoas melhores.

Enfim, seus clientes são mais leais e compram uma gama mais ampla de produtos e serviços.

Então, a chave para ter uma imagem com a qual você possa crescer é combiná-la com o seu mercado-alvo.

Conta pra mim! Como está o marketing da sua empresa?

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