8 dicas de marketing para implementar em seu e-commerce
O crescimento de um empreendimento comercial no mundo digital demanda investimento em marketing para e-commerce, levando em consideração que esse é um mercado abrangente, que atinge os mais variados tipos de consumidores.
As lojas virtuais, como podem ser denominados os e-commerces, se tornam cada vez mais ideias lucrativas, em um mundo de negócios que carrega, também, muitos desafios.
Sendo assim, é preciso utilizar técnicas de marketing digital voltadas para esse modelo de negócio. Com isso, fica mais fácil compartilhar a própria marca com o público-alvo certo, no momento mais adequado.
A seguir, serão apresentadas 8 dicas sobre a aplicação do marketing digital para o e-commerce, e como isso pode fazer a diferença na divulgação e no crescimento de uma marca que investe nesse setor.
1.SEO para otimização de mecanismos de pesquisa
A tecnologia oferece diversas facilidades para os usuários, e uma delas está nas plataformas de pesquisa. Por isso é importante, dentro do marketing digital, colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos motores de busca.
Dessa forma, quando uma Empresa de caldeiraria industrial quer alcançar um público regionalizado, utiliza palavras-chave que possam ser de interesse de consumidores.
A própria internet oferece diversas ferramentas que podem ser implementadas no dia a dia da empresa e, assim, fazer o monitoramento de desempenho da loja virtual.
Com o uso de ferramentas adequadas, é mais fácil empregar as palavras-chave que podem ser inseridas em uma pesquisa, o que melhora a experiência do usuário.
Isso pode ser incluído na descrição de produtos, ou em materiais produzidos em formato de texto, áudio ou vídeo.
Vale lembrar que mesmo os elementos audiovisuais devem contar com a palavra-chave, assim como em títulos e nas meta-descrições, ou seja, nos resumos que aparecem nos resultados de busca.
2. Invista em Marketing de Conteúdo
A prática de SEO leva ao cuidado que se deve manter em relação ao marketing de conteúdo. Isso é, todos os materiais produzidos, qualquer que seja o formato, devem estar associados aos produtos e serviços oferecidos ao público consumidor.
Essa estratégia ajuda no aumento de tráfego do e-commerce e, consequentemente, no aumento de vendas dos produtos e serviços.
É possível direcionar o público-alvo por meio do inbound marketing, utilizando as etapas que se seguem em um funil de vendas, sendo eles:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Encantamento.
Essa estratégia melhora a classificação do site nas plataformas de pesquisa.
No entanto, é preciso publicar materiais consistentes e relevantes, com postagens em blogs específicos, criação de novas páginas de produtos e até mesmo podcasts e vídeos elucidativos.
Assim, caso seu blog seja sobre a empresa de paineis solares rj, os conteúdos publicados tem que ser sobre o assunto em que a empresa aborda!
Caso seja necessário, vale a pena investir na contratação de empresas profissionais, para produzir vídeos com equipamentos modernos.
Dessa forma é possível ter um roteiro coeso, rico em palavras-chave e com direção e edição moderna, conforme o público que se atende.
3.Esteja presente nas redes sociais
Quem não ocupa o próprio espaço no mundo virtual permite que o concorrente tome o lugar das empresas que ignoram o potencial que a internet proporciona.
Por isso é muito importante que uma loja que vende Lavadoras de garrafas, ou uma loja que troca livros, revistas e quadrinhos novos e usados, esteja presente nas redes sociais.
No entanto, é preciso entender qual o público que cada plataforma social atende e como são realizadas as postagens e compartilhamento de ideias, desejos e anseios.
Por isso é preciso um planejamento adequado, em que a manutenção de cronograma das postagens sejam realizadas nas mídias sociais de maneira consistente. Assim fica mais fácil atrair seguidores e mantê-los ativos continuamente.
Para auxiliar nesse processo, as plataformas das redes sociais, na maioria dos casos, permitem a produção estética personalizada.
Isso garante mostrar a marca do e-commerce e garantir a presença nas redes sociais em destaque, de forma adequada e garantindo a personalidade do negócio.
Aliás, uma estratégia interessante quando se trata das redes sociais está na possibilidade de direcionamento para outras plataformas, inclusive a loja virtual. Com isso, é possível apresentar um produto ou serviço e anexar um link diretamente para o site de compras.
4.Compartilhe mensagens de seguidores
As redes sociais possuem como principal característica a possibilidade de conversar diretamente com clientes e consumidores que ainda possuem algum tipo de dúvida ou necessitam de certo esclarecimento sobre os bens de consumo oferecidos.
Quando são mensagens e avaliações positivas, elas devem ser compartilhadas, ajudando no marketing digital do e-commerce.
Ou seja, se uma empresa de Monitoramento residencial 24 horas é elogiada por um cliente, isso deve ser mostrado para todos, pois é uma maneira de se destacar para outros clientes e, principalmente, mostrar a qualidade dos produtos e serviços de forma geral. Afinal, a opinião de outro cliente tem bastante valor para os demais consumidores.
No entanto, caso haja algum tipo de reclamação, vale utilizar as ferramentas de contato direto, como o Messenger no Facebook, ou a DM (Direct Message), tanto no Instagram quanto no Twitter.
Outras redes sociais possuem uma ferramenta apropriada para conversar e solucionar o problema com clientes de forma direta. Quando o problema for resolvido, isso pode ser publicado nas redes sociais.
5. Não esqueça de usar o e-mail marketing
Há diversos empreendimentos comerciais que podem atender os mais variados públicos, nas mais diferentes regiões do país e do mundo.
No caso de uma Clínica urologia brasília, ela pode atender diversos clientes, de forma satisfatória e com todas as garantias de segurança que um empreendimento desse setor pode oferecer.
Para que os potenciais clientes possam conhecer a empresa, uma das principais ferramentas de divulgação é o e-mail marketing, em que é possível demonstrar tudo que está à disposição dos clientes, inclusive um representante comercial na região em que se está estabelecido.
Além disso, o e-mail pode ser utilizado para o marketing de atração, com CTA (Call To Action), ou envio de newsletter, atualizando os destinatários sobre novos produtos e serviços disponíveis.
6.Disponibilize ferramentas como lista de desejos
As plataformas de lojas virtuais possuem diversas ferramentas que ajudam no marketing digital e devem ser utilizadas a todo instante, para garantir acesso de potenciais clientes e proporcionar a melhor jornada de compra a partir da atração.
Muitas fábricas que trabalham com fornecedores de sacolas plasticas personalizadas podem oferecer aos interessados um setor em que é mostrado a personalização dos produtos, e assim reforçar a preocupação com o resultado final.
Lojas virtuais que trabalham com produtos de varejo podem disponibilizar uma ferramenta denominada “Lista de Desejos”, em que os clientes criam uma lista e podem divulgar junto a amigos e familiares.
Dessa forma, a marca alcança muito mais pessoas, o que se torna interessante para a captação de dados e, no futuro, ser aplicado em uma estratégia de inbound marketing, enquanto permite que o cliente deixe salvo os itens de interesse para momentos mais apropriados, por exemplo.
7.Formalize parcerias para up sell e cross sell
Em todos os setores produtivos é possível encontrar uma maneira de inserir o marketing digital na rotina de trabalho.
A melhoria de produtos, upsell, ou a venda de outros itens que podem complementar a experiência do usuário, o cross sell, pode ser incluído no setor industrial, por exemplo.
As empresas de reciclagem que trabalham com Triturador de sucata preço podem formalizar parcerias comerciais com os mais diferentes fornecedores.
Isso é possível por meio do marketing digital, e a possibilidade de oferta de produtos e serviços que podem ser transformados por meio do up sell ou do cross sell.
8.Siga o plano de negócios e encontre nichos
Para que todas as dicas apresentadas funcionem de forma plena, é preciso ter um plano de negócios atualizado, com metas e objetivos devidamente estabelecidos.
Mesmo as empresas que encontram um nicho comercial específico devem investir em marketing digital.
Afinal, há muitos prédios e edifícios que precisam fazer o Laudo técnico engenharia civil. No entanto, há poucas empresas que fazem esse tipo de serviço.
Sendo assim, sempre reveja o plano de negócios e garanta parte do orçamento da empresa para o investimento em marketing digital, e todas as ferramentas que ajudam no posicionamento da marca e conhecimento do mercado consumidor em que a empresa atua.
Conclusão
Colocando essas dicas em prática, é possível contar com uma loja virtual atraente e com a melhor aparência, se destacando entre os concorrentes de todas as maneiras.
Por fim, vale reforçar que um layout limpo e amigável, somado a recursos interessantes e atrativos, auxilia a manter uma boa impressão sobre a experiência do usuário.
Alguns cuidados extras que valem destacar são:
- Descrição clara e eficiente de produtos e serviços;
- Integração com as redes sociais;
- Provimento de carregamento rápido das páginas;
- Uso de imagens de alta qualidade.
Um site devidamente atualizado e inovador faz parte do marketing digital, tornando a jornada de compra do consumidor mais fácil e totalmente intuitiva.
Assim, fica mais fácil que os clientes possam revisar os produtos após a realização de uma compra, não deixando qualquer margem para dúvida sobre a aquisição, forma de pagamento ou modelo de entrega.
A solicitação para classificar o site de compras ajuda na avaliação e no destaque em páginas dedicadas a críticas e opiniões.
Isso pode ser compartilhado em diferentes plataformas digitais, assim como no envio de newsletter por e-mail marketing, assim como nas redes sociais.
O marketing digital é essencial para a continuidade de qualquer e-commerce, e com essas dicas é possível alcançar a excelência na divulgação e crescimento no mercado consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.