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Como reverter o carrinho abandonado?

  • Por Josele Delazeri
  • 20 de janeiro de 2022
  • 0 Comentários
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Como reverter o carrinho abandonado?

A tecnologia está cada vez mais avançada. Com o maior acesso aos dispositivos digitais, as empresas podem realizar a venda de seus produtos por meio de sites e toda a comunicação no ambiente online. Apesar de ser um modelo de negócio promissor, também existem desafios na área, sendo o principal deles a conversão de carrinho abandonado

 

O “carrinho” é um item no site onde os produtos de interesse pelo cliente ficam guardados. Esses produtos fazem parte da lista do que o cliente irá adquirir. 

 

Contudo, em alguns casos, o cliente não finaliza a compra abandonando o carrinho por algum motivo. É neste ponto que a empresa tem o desafio de tentar fazer com que ele retorne e finalize esse processo. 

 

Existem vários motivos pelos quais o cliente pode abandonar um carrinho, como é o caso de perda de interesse e, até mesmo, a motivação de adquirir o material.

 

Além disso, existem outros impeditivos que podem fazer com que o cliente acabe se desinteressando sobre um determinado produto ou serviço, bem como distrações podem surgir e “levar” o cliente para outros canais.

 

Por isso, é fundamental que a empresa desenvolva estratégias para reverter esse processo! Diante disso, neste artigo falaremos sobre dicas de como atrair e converter esse cliente, promovendo o aumento de vendas no ambiente online. Confira!

Quais são os motivos que levam ao abandono do carrinho?

Existem diferentes motivos que podem levar um cliente a desistir da compra, desde pouca informação sobre o serviço e inadequação da etapa do funil em que está classificado até mesmo a falta de entendimento do valor cobrado pelo serviço.

 

Ao ter um negócio no ambiente digital, é importante ter o conhecimento de que sua empresa tratará com vários tipos de clientes, em processos diferentes de interesse pela compra. 

 

É por isso que conhecer o funil de vendas torna-se essencial para o seu negócio. Vamos explicar com mais detalhes a seguir!

Adequação do funil de vendas e confiança do cliente

Suponha que você tem um cliente que deseja Comprar mancal em sua empresa e, ao entrar no seu site, realiza a busca desse e outros produtos. 

 

Nesse momento, você pode estar lidando com um cliente que já entendeu qual é a sua necessidade. Mas, também existem clientes que ainda não chegaram nessa compreensão e, por isso, a busca por outros produtos que surgem no site, acabam sendo uma distração. 

 

O resultado disso é um carrinho online que foi abandonado, com diversos itens, e que pode trazer prejuízos para sua empresa. 

 

Do mesmo modo, pode-se considerar que houve um dinheiro investido para a produção de conteúdo, assim como para a publicidade, que não foram suficientes para convencer o cliente a comprar. 

 

É por isso que, no momento de produzir conteúdo, sua empresa precisa entender que existem clientes que estão no topo no funil, ou seja, que desconhecem quais são seus problemas e apenas estão tendo contato com marcas e serviços. 

 

A partir disso, você pode produzir um conteúdo que mostre ao cliente a possibilidade da identificação do problema, fazendo com que ele comece a ter mais interesse pelo negócio. 

 

Ou seja, é preciso considerar desde um material que atraia o potencial cliente até aqueles  que também o leve a ver que seus produtos são a melhor opção para sanar o problema identificando, evoluindo a confiança e sanando dúvidas, até que este realize a compra.

 

Por exemplo, considere uma empresa que trabalha com Sinalizadores industriais, que é o Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e consiste em uma legalização que prédios e edifícios precisam ter em relação à prevenção de incêndios para atuar. 

 

Muitas vezes, os moradores ou empreendedores não têm o conhecimento adequado sobre isso, e podem perceber que há um problema no seu prédio por conta do seu conteúdo publicado. 

 

A partir disso, o morador deseja receber mais informações sobre o tema, cadastrando-se para receber um e-book, por exemplo. 

 

Posteriormente, ele já consegue identificar o seu problema e entende que o auto de vistoria é a solução e, devido a confiança em seu negócio, que o ajudou nessa jornada, tende a contratar a empresa.

 

Outros fatores que impactam na conversão do carrinho

Além do trabalho no conhecimento do funil de vendas e bom direcionamento do cliente nessa jornada, é importante que sua empresa consiga identificar também outros elementos que acabam afastando o cliente de concretizar uma compra. 

 

Veja os principais motivos para o abandono do carrinho nos tópicos a seguir:

 

  • Ausência do frete grátis;
  • Poucas opções de parcelamento;
  • Inserção de juros nas parcelas;
  • Site com carregamento lento;
  • Cadastro com complexidade;
  • Poucas opções de pagamento;
  • Portal com baixa interatividade e pouco intuitivo;
  • Problemas em relação à segurança;
  • Alteração no valor no momento de concluir a compra. 

 

Ou seja, o cliente pode ter o interesse em fazer a compra de Barra de apoio inox para banheiro, mas se no momento de sua conclusão ele encontrar essas dificuldades, é bem provável que ocorra uma desistência ou desconfiança em relação à marca, prejudicando outros negócios. 

 

Se, por exemplo, o frete não é grátis, pode aumentar o preço do produto, assim como o tempo de espera para o momento da entrega podem ser impeditivos para a compra de um item mais urgente. 

 

Em muitos sites existem poucas possibilidades de parcelar, dificuldade de carregamento da página, ausência de responsividade (não se adapta aos dispositivos móveis), não tem ferramentas de segurança e, ainda, não conta com uma variedade de formas de pagamento (pix, boleto, crédito, débito).

 

Todos esses fatores fazem com que o cliente se afaste, bem como pode prejudicar a credibilidade e a sensação de segurança na transação, fatores determinantes para ter novos clientes e compras. 

 

É por isso que todos esses detalhes precisam ser pensados no momento de criar um negócio no ambiente online e devem ser avaliados de forma recorrente, garantindo o pleno funcionamento do site e uma boa oferta para atrair e converter leads. 

Tenho carrinhos abandonados, como converter em vendas?

Se sua loja conta com carrinhos abandonados, traremos dicas sobre como reverter e transformá-las em vendas. 

 

Nossa primeira dica diz respeito à reformulação do seu site, que precisa contar com as seguintes características:

 

  • Fácil de ler;
  • Acessível para pessoas com algum tipo de deficiência;
  • Ter um layout atual;
  • Ser seguro;
  • Ter um bom carregamento.

 

Todos esses fatores são importantes para que o cliente consiga interagir com a página, navegando no site até finalizar a compra.

 

Mais ainda, podem ser fatores determinantes para que o Google e outros buscadores disponibilizem o site da marca nos resultados de pesquisa, o que garante o alcance a novos potenciais clientes – o que agrega ainda mais confiança e, consequentemente, a redução de carrinhos abandonados.

 

Outro detalhe importante em relação ao site é que ele precisa contar com lembretes que sejam capazes de chamar a atenção do cliente durante a navegação ou após o abandono do carrinho. 

 

Por exemplo, pense que seu cliente fez uma pesquisa sobre “Pisante de concreto preço” e chegou até sua loja. Após pesquisar sobre o melhor piso, selecionou alguns modelos, colocou no carrinho, mas o abandonou. 

 

Com o lembrete, em formato de pop-up, por exemplo, sua loja pode indicar “seu piso laminado está te esperando. Venha concluir sua compra”. Com isso, o cliente consegue lembrar que tem um produto esperando por ele no carrinho, fazendo com que ele retorne ao processo de compra. 

 

Outra ação importante é realizar o envio de email marketing, a partir do contato cadastrado, e lembrar o seu cliente sobre o processo de finalização do negócio. 

 

Ao enviar o email, uma estratégia interessante é disponibilizar também um cupom promocional ou ofertar frete grátis, benefícios que favorecem a decisão de compra. Afinal, isso serve como um estímulo para o cliente concluir o negócio em sua loja de Bomba albacete.

 

Em resumo, sua empresa precisa seguir estes 10 passos para converter uma venda que havia sido abandonada (bem como evitar que o abandono aconteça):

 

  1. Ter um site reformulado e acessível;
  2. Ofertar fretes grátis;
  3. Oferecer cupons com desconto por email;
  4. Ter lembretes no decorrer da compra;
  5. Ofertar descontos em datas especiais;
  6. Enviar mensagem ao cliente;
  7. Manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo após a compra;
  8. Entender os motivos pelos quais o cliente deseja desistir da compra;
  9. Ofertar assistência técnica pelo produto oferecido;
  10. Buscar diferenciais em relação às outras empresas.

 

Em relação ao item nove, uma estratégia muito interessante e de diferenciação é oferecer assistência técnica ao cliente, seja para um conserto da Automação de ar condicionado ou para reparos de outro equipamento.

 

Seja esse suporte prestado em um determinado prazo ou com desconto na primeira manutenção, por exemplo, além de um canal direto com a rede de suporte, são fatores que  trazem mais segurança ao cliente em relação ao processo de compra. 

 

Assim, a partir dessas dicas, você consegue captar a atenção do seu cliente, ofertar um serviço de qualidade e, ainda, dentro do planejamento orçamentário, consegue ter um melhor conhecimento acerca do seu público, identificando as necessidades e diferenciais, como benefícios, que podem ser ofertados para efetivar a venda e realizar tratativas melhores.

Atraia clientes para o seu  e-commerce por meio do marketing digital 

Para finalizarmos nosso artigo sobre as dicas de reverter o seu carrinho abandonado em vendas para sua empresa, é importante que seu negócio consiga trazer um estímulo ao cliente acerca da compra de produtos em seu site desde um primeiro contato de qualidade.

 

Neste aspecto, o marketing digital exerce grande importância e relevância para o posicionamento empresarial, pois consiste em várias estratégias de atração, captação e fidelização do cliente. 

 

Por isso, o seu e-commerce – para atuar de forma estratégica – pode seguir algumas dicas que listamos a seguir:

 

  • Invista em redes sociais;
  • Crie estratégias de vendas em canais diferentes;
  • Realize o remarketing para o cliente que desistiu de uma compra;
  • Aposte em diferentes conteúdos como vídeos, fotos e email marketing.

 

Com isso, comunicações mais efetivas são desenvolvidas. Mais ainda, a marca pode estar presente no dia a dia do consumidor de forma mais discreta, interagindo e reforçando sua expertise, alcançando os usuários em diferentes canais e com mais rapidez.

 

A primeira dica, por exemplo, diz respeito ao investimento e patrocínio em redes sociais, como o Instagram e Facebook.

 

Isso porque o público receptor está nesses ambientes e, por isso, as redes sociais podem oferecer uma grande visibilidade ao seu negócio. Isso vale para pequenos, médios e grandes negócios, como é o caso de uma Empresa especializada em limpeza

 

Nas redes sociais também é possível criar um conteúdo diferenciado, a partir do interesse do seu público, bem como anúncios mais segmentados, trazendo diferenciais e um bom posicionamento.

 

Lembre-se que sua empresa precisa ter um diferencial em relação à concorrência e estar nessas plataformas permite compreender melhor seu público, identificando os diferenciais mais importantes.

 

Isso representa dizer que sua empresa precisa cuidar do cliente, oferecendo um atendimento que tenha qualidade, respeito, carinho e atenção em plataformas de fácil acesso para esses potenciais clientes.

 

O objetivo é fazer com que sua empresa, seja uma Central telefonica na nuvem ou uma loja de roupa social sob medida, ofereça um contato humanizado e direto com seu público, de modo a gerar uma confiança no cliente e, quando necessário, atuar na reversão dos carrinhos abandonados, sanando dúvidas com mais agilidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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