Check list Black Friday 2021
Além das práticas fundamentais de atendimento ao cliente e do gerenciamento de estoque sólido.
Acima de tudo, os varejistas precisam de uma abordagem estratégica para o gerenciamento de incidentes críticos.
Também, treinamento de resposta da equipe, integração de sistemas e comunicação direta com os clientes.
Então, o e-commerce brasileiro faturou R$ 7,72 bi com Black Friday e Cyber Monday em 2020.
O levantamento foi feito pela Neotrust/Compre&Confie.
Enfim, houve um crescimento de 27,7% em relação a 2019.
Visto que, aqui está meu principal conselho para empreendedores de e-commerce.
Prepare-se como nunca
Prepare-se como nunca antes e prepare-se para uma Black Friday com ótimos resultados.
Inclusive, lembra-se daqueles dias em que as pessoas acampavam do lado de fora das lojas.
E costumavam esperar longas horas para abrir portas e correr para comprar uma TV.
Ou um novo conjunto de eletrodomésticos pelo menor preço possível?
Realmente, essa costumava ser a experiência real e crua da Black Friday.
E talvez nunca mais aconteça, dado um mundo pós-COVID e controle de multidão.
Felizmente, temos a internet! Como você sabe, a dinâmica do e-commerce é diferente e traz seus próprios desafios.
Por certo, o que o ano passado nos mostrou é que resiliência e reinvenção são dois pilares importantes para vendas online de sucesso.
Aqui estão as coisas a observar na Black Friday 2021, olhando para trás e refletindo sobre o que aconteceu em 2020.
Os comportamentos do consumidor que surgiram no último ano não estão desaparecendo.
Logo, a demanda por experiências de e-commerce de alto nível continua crescendo.
Então, como você pode se preparar?
Nenhuma loja ficou isenta da pandemia, então as empresas devem capitalizar na Black Friday.
Assim, temos algumas dicas para você estar preparado para a Black Friday.
Algumas dicas
# 1 – Aplique os descontos certos aos produtos certos
Afinal, os compradores da Black Friday são caçadores de pechinchas.
Esteja preparado: você terá que cortar pelo menos 20% dos seus itens para competir.
Não raro, você pode querer oferecer um presente grátis com seus produtos, como um carinho para seus clientes.
# 2 – Teste de sobrecarga de informação
Conforme, a realização do teste de estresse (sobrecarga ou teste de desempenho) é uma preparação do ambiente.
Juntamente com inúmeras cargas de informações / requisições, simulando esse cenário de acessos simultâneos.
Bem como, várias vendas e buscas de produtos em um curto espaço de tempo.
Refine seus planos de marketing
# 3 – Refine seus planos de marketing
Portanto, a competição do e-commerce será cada vez mais acirrada.
Assim que possível, teste vários cenários com segmentos-chave de clientes em seu banco de dados.
Para identificar as melhores campanhas. O teste deve incluir vários produtos, mensagens, ofertas especiais e veículos de promoção.
Bem como, dias e horários. Conduza testes A / B para determinar como os clientes reagem e comece a construir seu manual de marketing.
# 4 – Adicione chat ao vivo à sua loja online
Por isso, a verdade é que, mesmo se você tiver um local físico, muitos clientes farão as compras online.
É o novo normal!
Isso significa que, para a grande maioria das lojas, um elevado percentual de compradores os visitarão online.
Out-of-the-box
# 5 – Soluções out-of-the-box
Em síntese, o comportamento do consumidor mudou na mesma velocidade de tudo o mais.
Portanto, manter suas experiências inovadoras e dinâmicas do e-commerce tradicional é a chave para aproximá-los de sua marca.
Por exemplo, se o cliente não quer ir ao shopping ou à loja, leve a loja até eles.
Isso é o que grandes varejistas e mercados, como a Amazon, fizeram ao adotar a estratégia de streaming ao vivo.
Assim, dá mais opções para aquele cliente indeciso e mais informações para o cliente que já sabe o que quer comprar.
# 6 – Duplique seus principais canais de vendas
De fato, cada empresa está se tornando um negócio online.
Então, este é o ano em que você deseja colher os benefícios da venda multicanal na Black Friday.
Se você já está vendendo em vários canais, identifique quais foram os mais lucrativos para o seu negócio e dobre durante a Black Friday.
Se você é novo na venda multicanal, explore alguns dos seguintes canais de vendas online:
Magalu
Amazon
A saber o maior cuidado e atenção deve ser com a sua loja virtual!
Comportamento do consumidor
Em suma, considerando o novo comportamento do consumidor, acredita-se que esta também será uma Black Friday muito digital.
Principalmente, considerando a necessidade de controlar e reduzir o movimento em lojas físicas e ambientes fechados.
Ou seja, existe um potencial de grande aumento (além do já conhecido e esperado) da demanda em compras online neste período.