Como recuperar carrinhos abandonados na loja virtual?
Alguém adicionou um de seus itens ao carrinho? Fantástico. Mas isso leva você a apenas uma fração do caminho para uma venda.
Um percentual assombroso de 80% dos consumidores abandonam seus carrinhos antes do checkout, o que equivale a milhões em receita potencial a cada ano (Retail Week).
Os usuários móveis têm uma taxa de abandono ainda maior de 85,65% (Barilliance).
E, agora como recuperar esses carrinhos abandonados?
Calma…vou explicar!
Camila tem uma loja virtual de joias, mas verifica que um alto percentual de clientes, coloca o produto no carrinho, e não finaliza a compra. Se o cliente chegou até essa etapa mostra que há um grande interesse no produto, às vezes, o que precisamos é lembrá-lo do carrinho abandonado, e além disso, oferecer um incentivo.
Entendi, mas como fazer isso de maneira eficiente?
De acordo com os últimos números do Facebook, o WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. No Brasil há 120 milhões de contas no WhatsApp, o que coloca o país em segundo lugar no mundo em número de usuários(as), atrás apenas da Índia. E a previsão é que esse número chegue a 147 milhões até o final deste ano.
O que isso significa? Significa que o seu cliente provavelmente utiliza o WhatsApp diariamente. Sendo uma excelente ferramenta para a recuperação de carrinhos abandonados.
Afinal, para 96% dos(as) brasileiros(as), o WhatsApp é seu app de mensagens favorito e 86% abrem o app todos os dias. Com essas porcentagens, o Zap , Whats ou Whatzap para os íntimos, é usado até mais que famosas redes sociais. O Instagram, por exemplo, tem 90% de uso e o Facebook, 88%.
Por isso, você deve optar por uma plataforma de e-commerce que possibilite a recuperação de carrinhos abandonados pelo whatsapp. Além disso, você pode personalizar a mensagem, e encaminhar o link do carrinho direto para o cliente.
Quanto mais próximo do cliente você estiver, melhor.
Bora recuperar os carrinhos abandonados, e vender mais? \0/
#vempraget