Cerca de 50% das vendas potenciais são perdidas simplesmente porque os visitantes não conseguem encontrar o que estão procurando em sites de comércio eletrônico (Forrester).
Além disso, pelo menos 45% dos clientes abandonaram uma compra se tiverem uma pergunta sobre o produto ou o processo de compra, e não conseguirem encontrar a resposta com facilidade (Forrester).
O relatório, baseado em uma pesquisa com mais de 10.000 consumidores em todo o mundo, bem como 200 gerentes de sites nos Estados Unidos, afirma que o abandono de pesquisa (consumidores que abandonam um site porque não conseguiram encontrar o que procuravam) custa mais de US$ 300 bilhões por ano somente nos EUA (Forrester).
O que esses dados significam na performance da sua loja virtual?
Vou explicar…
Gabriela tem um e-commerce de moda, e sabe que está perdendo muitas vendas, mas não consegue identificar a causa.
Na verdade, o que está acontecendo é que suas clientes como a Mary entram no seu site e não encontram produtos relevantes na sua pesquisa, não há personalização; com a compra em dispositivos móveis é comum haver erros de digitação, mas as clientes da Gabriela nem percebem os erros, apenas dão uma olhada rápida na página de resultado 0 que é apresentada e concluem que o produto desejado não está na loja; quando o produto que Mary está procurando não está disponível, ela vai embora, mas se houver a sugestão de um produto semelhante, há uma grande oportunidade de compra.
Para resolver o problema da Gabriela ou o seu, é importante utilizar uma plataforma de e-commerce que ofereça um mecanismo de pesquisa de site inteligente, a super busca que permite a Gabriela oferecer aos seus clientes produtos relevantes, aumentando em até 30% as vendas.
O mercado de e-commerce é gigante
O tamanho do mercado global de comércio eletrônico foi avaliado em US$ 9,09 trilhões em 2019 e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14,7% de 2020 a 2027 (Grand View Research). As vendas no varejo on-line totalizaram 4,9 trilhões de dólares em todo o mundo. E a previsão é crescer mais de 50% nos próximos quatro anos (Statista). 58,4% dos usuários de internet compram algo online toda semana (Datereportal).
Mas, para se destacar nesse mercado é necessário oferecer uma experiência de compra incrível, na avenida mais movimentada do mundo, a internet, a experiência do cliente é rainha.
Quer vender mais?
#vempraget
Artigo produzido por Josele Delazeri