O que são vendas sazonais?
As vendas não mantêm um ritmo regular ao longo do ano. Datas especiais, e eventos tradicionalmente criados em torno do consumo, como Black Friday, têm muito peso. Todos os anos, é um ciclo repetitivo sem fim: as vendas de inverno são seguidas de perto pelo Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais, depois as vendas novamente (desta vez, as vendas de verão), Dia das crianças, Natal.
Lembre-se de que a sazonalidade das vendas afeta os principais fatores do comércio eletrônico, como:
- O tráfego recebido no site;
- O valor médio do carrinho de compras;
- Intenção de compra real;
- A taxa de juros dos produtos;
- O custo das ações de marketing, como anúncios on-line.
Aproveitar ao máximo a sazonalidade do e-commerce envolve muito mais do que apenas realizar uma venda de comércio eletrônico de Natal ou um grande desconto durante um período intenso de vendas. As estratégias de marketing de comércio eletrônico mais inteligentes consideram e utilizam a sazonalidade a seu favor das maneiras mais sutis. Neste artigo, vamos discutir como.
Oportunidades de vendas sazonais: estratégias on-line
Catálogo sazonal
Se as vendas e o interesse do comprador não forem idênticos ao longo do ano, seu catálogo de produtos também não deveria.
A menos que você esteja se concentrando em uma seleção muito pequena de produtos, é fundamental determinar com antecedência quais lançamentos você deseja organizar em datas e horários especiais em que algumas coleções se encaixam melhor do que outras.
Segmentação Geológica
A localização é sempre um fator importante a ser considerado, no Brasil, o clima pode variar drasticamente de um estado para outro.
Defina a estratégia de comunicação on-line para cada evento
Os destaques são preparados com antecedência. Você precisa então determinar uma estratégia de comunicação clara, detalhada, e acima de tudo, organizada até o último detalhe.
Crie experiências personalizadas com IA
A IA (inteligência artificial) é outra tecnologia revolucionária. Sua capacidade de coletar e usar dados para personalizar as experiências de compra dos clientes com base em seus comportamentos e ações [dos clientes] cria oportunidades imprevistas para os profissionais de marketing.
Essa personalização será vista em áreas como recomendações de produtos e atendimento ao cliente. Assim, tais informações podem ser facilmente utilizadas para influenciar as vendas na sazonalidade do comércio eletrônico.
Otimize para dispositivos móveis
De acordo com o eMarketer, o celular gerou uma parcela majoritária das compras de comércio eletrônico e do comportamento de compra nas principais datas do calendário do e-commerce.
Bora otimizar sua loja virtual para vender cada vez mais!
Artigo produzido por Josele Delazeri