Estar em evidência na internet é, hoje, um dos grandes objetivos e triunfo das marcas e empresas que buscam um bom resultado no mercado.
Mais do que aumentar as vendas e a visibilidade, estar em destaque na web é sinônimo de uma presença digital ativa, que engloba uma boa relação com os clientes e uma mensagem positiva no mercado.
O perfil de consumidor atual não prioriza apenas o produto e o serviço ofertado, mas sim a história da marca, sua trajetória, a mensagem que ela busca passar para além dos produtos, sua presença digital e o engajamento que ela possui nas redes.
Todos esses fatores são norteadores na tomada de decisão de compra, além de elaborar uma narrativa para os negócios e contribuir para a valorização da marca.
Dessa forma, empresários buscam cada vez mais por estratégias de marketing que viabilizem esse destaque da marca na internet, algo que é melhorado e aprimorado ainda mais a cada ano.
Buscar alternativas que destacam as marcas na web é mais do que um diferencial nas empresas, mas faz parte de um processo fundamental na organização.
Muitas empresas possuem um setor de marketing estruturado, outras buscam terceirizar esse serviço por meio de agências especializadas, porém, muitos empreendedores ainda não possuem orçamento para investir nessas estratégias.
Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais que irão te ajudar a compreender a importância desse tema nos dias de hoje e de que forma é possível deixar sua marca em evidência na internet.
A importância de destacar a sua marca na web
A presença online das marcas é um dos principais atrativos para os consumidores contemporâneos, que valorizam o digital em primeiro lugar.
Por conta disso, é importante compreender que os modelos de consumo se transformaram ao decorrer dos últimos anos, algo que reflete diretamente na importância do destaque das marcas na web.
Muito antes da pandemia do Coronavírus e da aceleração da transformação digital, o mundo já caminhava para uma mudança no modelo de consumo, com o início das redes sociais, os blogs e diversas outras ferramentas que surgiram também como plataformas de vendas.
Ao contrário do que muitos imaginam, o movimento de digitalização das marcas e transformação digital não é algo que se deu de imediato, mas sim de forma gradativa, com uma intensificação nos últimos anos em decorrência do isolamento social.
Além de aumentar a visibilidade da sua marca, ter um destaque na internet reflete diretamente na credibilidade e na relação de confiança com o cliente, pois mostra uma identidade da marca com maior relevância no mercado.
Pelo menos em algum momento você já deve ter pesquisado por uma empresa ou serviço no Google antes de contratá-la, afinal, a internet se tornou a principal indicadora e influenciadora de serviços, produtos e marcas.
Portanto, destacar a sua marca na web é mais uma forma de atrair novos negócios e fortalecer a identidade da marca.
Com isso, mais do que garantir um bom atendimento, investir em um site bem estruturado e digitalizar processos é essencial que as empresas busquem por estratégias que evidenciem a marca na internet.
Tenha um site profissional
Investir em um site profissional é o primeiro passo para qualquer empresa que busca deixar sua marca em evidência na internet, pois esse é um dos elementos cruciais na construção de uma boa presença online.
É por meio do site profissional que as pessoas irão encontrar sua marca nos sites de busca e conhecer os seus produtos e serviços.
Além disso, o site profissional passa uma mensagem de maior credibilidade para os usuários, o que aumenta as chances de conversão em vendas.
Imagine que você necessita de um serviço ofertado por uma empresa X e uma empresa Y, mas a empresa X possui um site profissional com informações sobre os serviços, sobre a história da marca, localização, contato e até mesmo um blog com conteúdo atualizado.
A empresa Y, por outro lado, não possui nenhum site e está presente apenas nas redes sociais. Qual das duas empresas gera mais confiabilidade ao contratar o serviço?
Reflexões como essas tornam evidente a relevância de um site profissional hoje em dia e como isso influencia para tornar as marcas em destaque na web.
Outro fator positivo na criação de sites profissionais e e-commerces é o baixo custo de investimento, o que torna uma das opções mais acessíveis de gerar destaque para sua marca na web.
Para criar um site profissional é necessário contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio. Com isso, já é possível iniciar os primeiros passos na construção de um site.
Além disso, há também a possibilidade de contratar um serviço de hospedagem de email para completar o “pacote” de soluções digitais e levar a sua empresa para o mundo digital.
A vantagem desse serviço é justamente ter um espaço de armazenamento apenas para trabalhar com os recursos de e-mail, sem interferir nos recursos do site. Isso é muito válido para médias e grandes empresas que possuem muitas contas de e-mail e querem trabalhar com e-mail marketing.
Ou seja, ao criar um site profissional e contratar também o serviço de e-mail personalizado, você consegue obter um e-mail corporativo seguro para sua empresa, que é outro elemento fundamental para gerar ainda mais credibilidade no mercado.
Invista em um blog de conteúdo
Mais do que um site profissional, é importante criar um blog e alimentá-lo com conteúdo de valor, ou seja, é preciso publicar conteúdos relevantes que vão de encontro aos propósitos da sua marca e dos potenciais clientes.
Os blogs que produzem conteúdo de relevância possuem maiores chances de rankeamento nos buscadores, principalmente quando se utilizam estratégias de SEO, o que pode levar a sua marca e o seu site para o topo das buscas do Google.
O marketing de conteúdo é também uma excelente estratégia para evidenciar o blog da sua marca e também gerar uma relação de confiança com os usuários, visto que eles passam a buscar informações de valor e soluções de problemas no blog da marca.
Mantenha as redes sociais ativas
As redes sociais ocupam uma relevância imensurável no mercado hoje em dia e influenciam diretamente no destaque das marcas na web.
Além de servir como aplicativos de socialização, troca de fotos e experiências, as redes sociais se tornaram grandes facilitadoras de venda e de divulgação para as marcas.
Ter uma conta ativa no Instagram, por exemplo, é um dos fatores imprescindíveis para qualquer marca que busca um destaque no mercado atual.
Com novas ferramentas de venda, o Instagram moldou-se e se adaptou de acordo com a demanda das marcas, atuando como um grande aliado do e-commerce.
Não só o Instagram, mas também redes sociais como o LinkedIn são muito importantes para gerar presença digital e evidenciar a sua marca.
Uma dica é investir em uma comunicação estratégica em cada rede social, pois isso gera uma relação mais interativa com os usuários e torna sua marca ainda mais relevante entre o público.
Contudo, é importante buscar por várias redes sociais que vão além das tradicionais como o Instagram, Twitter, LinkedIn, pois estar presente nestes espaços é se comunicar com novos públicos e estar presente em mais áreas da internet.
Conclusão
Deixar sua marca em evidência na internet vai muito além da visibilidade e do alcance que isso proporciona, mas reflete na credibilidade do seu negócio e gera competitividade no mercado.
É por meio da presença digital e do destaque nas redes que os usuários criam uma relação de identificação com a marca, o que gera uma preferência no mercado e bastante relevância entre os concorrentes.
Embora pareça desafiador, manter uma presença digital e destacar a sua marca na web é possível por meio de estratégias simples e acessíveis.
Além disso, é importante estar atento às transformações e às tendências no mercado e na internet, pois tudo isso também influencia em novas estratégias e pode gerar ainda mais oportunidades para evidenciar a sua marca.
Artigo produzido por Vítor Gonçalves – Especialista em SEO da PRable