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A luta do e-commerce B2B

  • Por patriciadalmolin
  • 24 de maio de 2022
  • 0 Comentários
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A luta do e-commerce B2B continua centrada em como fazer a transição harmoniosa dos clientes para uma nova maneira de trabalhar. Com isso queremos dizer colocar seus clientes B2B on-line. Embora ainda seja um desafio, os clientes B2B estão compreendendo melhor a importância do digital.

Nos negócios de e-commerce B2B, a primeira coisa é escolher a plataforma certa, onde se pode esperar altas perspectivas de negócios. Em uma recente pesquisa independente sobre tendências de compradores B2B, a Sapio Research perguntou a mais de 1.200 empresas B2B em todo o mundo sobre suas preferências de compra atuais. 

A pesquisa revelou que o e-commerce é o método de compra mais popular entre os compradores B2B. 50% das empresas pesquisadas usam regularmente plataformas de e-commerce para fazer pedidos (contra 28% em 2019). Isso coloca o comércio eletrônico à frente do e-mail (45%), telefonemas (36%) e representantes de vendas (29%).

Mesmo antes da pandemia, vimos uma mudança nas expectativas do comprador B2B moderno. Agora, mais do que nunca, eles esperam experiências de compra mais rápidas e fáceis – do tipo que têm no mundo do consumidor. Isso pressiona os varejistas B2B a oferecer uma experiência avançada no estilo B2C. 

Junte isso com a crescente oportunidade financeira, e você pode se perguntar o que está impedindo as empresas B2B tradicionais de embarcar em sua jornada de transformação digital. Primeiro, porém, é preciso superar alguns desafios comuns de comércio eletrônico B2B.

Com uma boa estratégia digital, participação do pessoal de vendas e a plataforma certa de comércio eletrônico, fabricantes e distribuidores podem superar suas dificuldades e crescer com o e-commerce.

Bora para as estratégias? 😉

Estimule as compras on-line com descontos especiais na loja virtual

Oferecer descontos exclusivos no e-commerce é uma ótima maneira de incentivar seus clientes a experimentar sua nova loja virtual. Atraia-os com frete grátis ou um código promocional. Você pode até ser criativo e montar uma caça ao tesouro em sua loja virtual com desconto para todos que participarem.

Os relacionamentos B2B são pessoais

Você provavelmente não tem um gerente de contas para ser o elo de ligação entre você e sua loja de departamentos favorita. Mas, os relacionamentos B2B geralmente são personalizados, e dessa maneira se desenvolveram ao longo do tempo.

Estabeleça as bases estratégicas

Além das empresas que estão nos estágios iniciais de sua jornada, a principal razão pela qual as empresas falham no comércio digital é porque não o tornaram uma prioridade estratégica dentro de sua organização. 

Tenha em mente que o comércio eletrônico não é algo que você apenas experimenta, é um investimento em seu sucesso futuro. Quando as empresas não olham para o comércio eletrônico como uma iniciativa estratégica e não se concentram em fazer com que sua liderança e outras partes interessadas invistam, se envolvam e estejam na mesma página, não vai funcionar.

Envolva sua organização de vendas

A adoção bem-sucedida de uma iniciativa de e-commerce exigirá algumas mudanças no gerenciamento em toda a sua organização. Você precisa especialmente de sua equipe de vendas para apoiar isso. Em suma, construir uma base de e-commerce dentro do seu negócio é fundamental. Tem que funcionar.

 

Artigo produzido por Josele Delazeri

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