Embora possa parecer simples, ser verdadeiro e aberto é a principal forma que as organizações podem construir confiança. Um histórico de honestidade rotineira é a base sobre as quais as marcas constroem confiança nas relações com o consumidor. 74% dos clientes dizem que a comunicação honesta, e transparente é mais importante agora do que antes da pandemia (Relatório Salesforce).
A prioridade ambiental aparece mais fortemente entre os entrevistados em mercados emergentes, em particular Colômbia, Brasil e China, onde cerca de 80% expressaram essa opinião (Ipsos Global Trend 2021). Além do meio ambiente, outro tema importante para os consumidores em todo o mundo é a postura da empresa em relação às questões sociais. 90% dos consumidores sentem que valores são importantes quando escolhem uma marca (ShoppingGives).
71% dos consumidores preferem comprar de marcas que se alinham aos seus valores. Essa estatística foi divulgada por 5W Public Relations. Os insights do consumidor em tempo real são cruciais no ambiente de hoje. Afinal, eles ajudam as marcas a se manterem conectadas com seu público e permitem que os consumidores compartilhem suas opiniões quando as marcas estão ouvindo mais do que nunca.
O marketing não é mais apenas promover seu produto. Trata-se de aparecer autenticamente no lugar certo de uma maneira que se conecte com a forma como os consumidores se sentem em relação ao mundo ao seu redor. Da saúde mental e bem-estar físico à sustentabilidade, e à forma como compram on-line, as marcas precisarão mudar de rumo e corresponder a esses comportamentos se quiserem ter sucesso. Esses dados nos mostram uma tendência no mercado, mas o que de fato importa para o desenvolvimento da sua marca:
1) Faça a pesquisa – mesmo que pareça que está te deixando mais lento.
Conduzir a pesquisa de mercado adequada – e muitas vezes demorada – sobre novas tendências de consumo que você deseja capitalizar pode poupar muita dor de cabeça. A pesquisa certa deve produzir os dados necessários para tomar uma decisão informada e desenvolver um plano para criar longevidade. Tendências vêm e vão o tempo todo. Enquanto algumas tendências duram, outras já foram esquecidas. Você quer ter certeza de que há um ROI em qualquer nova tendência de e-commerce.
2) Atenha-se ao seu público-alvo.
Se um produto ou serviço que está na moda agora não se alinha com o núcleo do seu negócio de e-commerce – seu cliente -, é provável que você se prepare para o fracasso pulando em uma tendência que pode alienar aqueles que mantêm suas luzes acesas. Primeiramente, verifique com você mesmo ou com sua equipe, revise o motivo pelo qual você iniciou a empresa e realmente avalie a tendência antes de dar o salto.
3) Não subestime o poder dos valores da marca.
Desde o início da pandemia, os consumidores permaneceram altamente focados na importância de comprar – e mostrar apoio – às marcas que se alinham com suas crenças e valores pessoais.
4) Mudando a conversa
A beleza das plataformas de mídia social é que elas estão democratizando o acesso a uma infinidade de conversas que as marcas de outra forma não teriam acesso. As pessoas estão se envolvendo e compartilhando momentos viscerais que expõem sua vulnerabilidade. Isso levou cada vez mais marcas a focar sua publicidade em pessoas individuais compartilhando suas histórias – e isso está repercutindo nos consumidores.
Em suma, hoje, as empresas sabem que precisam se concentrar em melhorar constantemente a experiência que fornecem se quiserem conquistar e reter clientes fiéis. No entanto, além de observar como eles podem oferecer um serviço melhor em toda a jornada do cliente e em pontos de contato específicos, é importante olhar para cima e ter uma visão mais ampla. Quais são as tendências de alto nível na sociedade que estão impulsionando os consumidores de hoje e levando-os a agir da maneira que agem?
Artigo produzido por Josele Delazeri