Os varejistas estão sempre à procura de maneiras de se destacar da concorrência, aumentar a fidelidade dos clientes, e mantê-los satisfeitos. Muitos estão bem cientes de que um dos principais ingredientes para efetivamente fazer todas essas coisas é a personalização. Personalizar a experiência do usuário (UX) é uma ótima maneira de envolver seus clientes e gerar mais receita.
Mas, como a maioria das coisas na vida, a personalização do e-commerce leva tempo e energia. Na verdade, existem 3 grandes benefícios para a personalização de e-commerce, incluindo:
- Impulsione o UX: crie clientes fiéis gerando uma experiência de compra positiva e personalizada para as necessidades dos visitantes.
- Aumente as vendas: observe como a receita aumenta à medida que mais visitantes compram seus produtos recomendados.
- Gere MAIS conversões: aumente sua lista de e-mail, obtenha mais participantes de webinars ou alcance qualquer uma de suas metas de marketing oferecendo conteúdo personalizado para seu cliente ou lead individual.
Elementos para personalizar no seu e-commerce
Devido às restrições tecnológicas, muitos profissionais de marketing tiveram que se contentar com um nível básico de personalização – como usar o nome do cliente em suas campanhas de e-mail, por exemplo. No entanto, o consumidor moderno agora espera muito mais quando se trata de experiências de compras personalizadas.
Com a pilha de tecnologia certa, os profissionais de marketing podem aproveitar a personalização do e-commerce, fornecendo conteúdo personalizado em toda a jornada do cliente. Aqui estão algumas maneiras pelas quais um site de e-commerce pode ser personalizado:
Conteúdo localizado e direcionado
Os clientes desejarão retornar a um site que forneça conteúdo relevante para sua região, idioma, dados demográficos e interesses. Isso inclui conteúdo de banner, postagens de blog e até descrições de produtos.
Produtos recomendados
Se um cliente fizer uma compra em uma loja on-line de equipamentos de câmera, o site pode gerar recomendações personalizadas que coincidam com um produto que o cliente comprou. Por exemplo, luzes, lentes e software de edição de fotos.
Descontos direcionados
Seu CMS de e-commerce pode oferecer descontos em produtos que o cliente comprou anteriormente, ou você pode criar pacotes de produtos relacionados a um preço mais baixo do que o cliente pagaria para comprar cada item individualmente.
Ajuste de navegação
Se seus clientes visitarem seu site muitas vezes, você poderá identificar o que eles podem estar procurando. Logo, ajustar a navegação com base em compras anteriores pode economizar tempo do cliente e incentivá-lo a concluir uma compra mais rapidamente.
Conteúdo gerado por usuários
Embora os clientes possam gostar de comprar com uma marca, um dos principais impulsionadores da fidelidade do cliente em primeiro lugar é o boca a boca, e a contribuição de seus pares. Ao utilizar o conteúdo gerado pelo usuário, você pode mostrar a popularidade de seus produtos com os colegas de seus clientes. Acima de tudo, os compradores on-line esperam a personalização.
Artigo produzido por Josele Delazeri