Aproveite a mentalidade mobile first no seu e-commerce
Os empreendedores que estão pensando em criar um negócio online devem mudar sua forma de pensar. Neste caso, minha recomendação é fazer uma “mudança de chip” e trazer a mentalidade mobile first para o e-commerce.
Como você já sabe, quando se trata de comércio eletrônico, o sucesso do seu negócio depende de se manter atualizado com as melhores práticas dos buscadores e critérios de classificação. Essas práticas podem ajudá-lo a aumentar o seu tráfego de pesquisa de comércio eletrônico. Com isso em mente, você simplesmente não pode ignorar o mobile first.
Os desenvolvimentos em tecnologia móvel — combinados com uma evolução contínua na cultura de mídia social — impulsionaram uma mudança na forma como os consumidores interagem com seus dispositivos móveis e, consequentemente, se envolvem com marcas e varejistas. Enquanto os varejistas continuam a despejar dinheiro nas interações de desktop, os consumidores estão optando pelo celular como a rota mais popular para acessar a Internet — e o principal canal que os clientes usam em toda a jornada de compra.
Boas práticas para uma experiência simples e intuitiva no mobile
Em telefones celulares, não é confortável navegar por páginas complicadas, com muitos botões, por exemplo.
Crie o mesmo conteúdo para sites móveis e de desktop
Muitas empresas se concentram na criação de conteúdo para navegadores de desktop, pois o tamanho de tela mais amplo permite que forneçam um conteúdo mais atraente. A versão móvel do site costuma ser reduzida e contém textos diferentes.
Às vezes, esses sites para celular perdem páginas inteiras e outras informações disponíveis em sites para computador. Isso pode dificultar suas classificações de pesquisa. Para ter certeza de que você não está cometendo esse erro, crie primeiro seu site para dispositivos móveis. Em seguida, amplie para navegadores de desktop, se necessário.
Mantenha o conteúdo simples
A maioria dos usuários simplesmente não tem tempo e paciência para ler uma grande quantidade de conteúdo ao visualizar seu site em seus telefones. Sem contar que isso pode tornar seu site lento! Portanto, reserve um tempo para pensar sobre o que é mais importante para o usuário ao acessar seu site pelo celular, e diminua a partir daí. Menos é mais.
Layouts envolventes
Ao simplificar seu conteúdo para apenas os elementos necessários, você terá que encontrar maneiras inteligentes de contar histórias envolventes usando seu layout. Como você tem menos espaço, sua fotografia, frases de chamariz e posicionamento de produto devem criar uma narrativa que torne fácil para os clientes entenderem quem você é e o que devem fazer em seguida.
Você precisa entender seus clientes
Execute uma análise do site para saber como eles estão acessando seu site, como isso afeta o caminho até a compra. Mapeie suas jornadas típicas de comprador, e tenha muito mais conhecimento sobre onde os dispositivos móveis podem melhorar a experiência do usuário e as vendas.
Por definição, uma abordagem que prioriza os dispositivos móveis envolve projetar um site para desktop começando com a versão para celular. A partir disso é adaptado para telas maiores — em comparação com a abordagem tradicional de começar com um site para desktop e depois adaptá-lo para telas menores.
Mobile first: melhor experiência do usuário
De modo geral, uma abordagem que prioriza o celular significa criar seu site com os usuários de celular em mente. Neste caso, o objetivo principal é o de melhorar a experiência desses usuários de celular em seu site. O Google declarou que os sites devem ser construídos primeiro para dispositivos móveis ou responsivos, já que a maior parte do tráfego da web agora é proveniente de celulares. Em troca, os clientes obtêm uma melhor experiência do usuário, o que significa um cliente mais feliz e mais vendas.
A mentalidade que prioriza os dispositivos móveis vai muito além do site de uma empresa e das páginas de mídia social. Ela está relacionada à uma estratégia de marketing que tradicionalmente envolvia a adição de dispositivos móveis como uma reflexão tardia. Em vez de perguntar: “O que precisamos fazer para dispositivos móveis?”, e depois de criar um plano, as empresas devem começar com o celular em mente — desenvolvendo mídia social, vídeo e outros esforços de marketing de conteúdo com o celular em mente.
Publicado originalmente no Portal E-commerce Brasil