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Compreendendo o ecossistema de e-commerce

  • Por Josele Delazeri
  • 1 de abril de 2022
  • 0 Comentários
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Compreendendo o ecossistema de e-commerce

Em primeiro lugar, as compras online se tornaram uma atividade quase onipresente, com mais de 300 milhões de pedidos e faturamento recorde, em 2020.

Enfim, o mundo do comércio está mudando constantemente para o online.

E a multitarefa se tornou a norma, apresentando um novo desafio para os varejistas online. 

Além de fazer compras online, os consumidores frequentemente conversam com amigos online, navegando em outros destinos de compras para comparação e até mesmo streaming de vídeos. 

Agora, mais do que nunca, é crucial que os varejistas entendam não apenas seu público-alvo, mas também seus comportamentos e padrões de uso para impulsionar as vendas.

Acima de tudo, quase todo mundo conhece o termo e-commerce, mas o que exatamente significa esse termo? 

Quando você ouve a palavra e-commerce, o que vem à mente? 

Para a maioria das pessoas, elas provavelmente pensam imediatamente na Amazon ou na Magalu.

Outros podem pensar, e-commerce se refere a qualquer site que vende produtos online. Embora isso seja parcialmente verdade, o comércio eletrônico é muito mais. 

Por definição, e-commerce significa apenas comércio eletrônico (venda online). 

Então, o que significa vender online? Antes de mergulharmos na questão mais profunda do que significa vender online, primeiro precisamos identificar as ferramentas envolvidas na venda online. É aqui que entra em jogo um ecossistema de comércio eletrônico.

Logo, a construção de um ecossistema de e-commerce exige observar como cada um dos aspectos de seu negócio de varejo opera, tanto de forma independente quanto como um ecossistema coeso.

Realidade do ecossistema de e-commerce:

Criação de Marca

O poder da conexão social

As marcas hoje chegam ao mercado de maneira muito diferente do que nas últimas décadas. 

Então, as preferências e hábitos dos consumidores da geração Y e da geração Z deram origem a um novo paradigma de geração de demanda: a descoberta da marca. 

Os consumidores agora estão menos receptivos às abordagens tradicionais de marketing. 

Em vez disso, eles querem fazer parte da experiência de criação da marca. 

Os consumidores mais jovens são mais propensos a confiar em fontes não tradicionais da verdade ao avaliar novas marcas, produtos e serviços.

Gerenciamento do estoque

via GIPHY

O gerenciamento de estoque é algo que o consumidor não está realmente vendo, mas impulsiona muitas das operações e vendas para o jogador de e-commerce. 

Por isso, é muito importante uma plataforma de e-commerce que possibilite a integração do estoque da sua loja física, com a loja online.

Out of stock, out of luck!

Mobile First

Com 57% do tráfego agora vindo de smartphones e tablets, de acordo com BrightEdge, um design da web que prioriza os dispositivos móveis tornou-se um princípio fundamental para uma estratégia de e-commerce bem sucedida. 

A chave para uma estratégia eficaz que prioriza os dispositivos móveis é um web design responsivo dimensionado para telas de smartphones, mas ajustável para visualização em PCs. 

Os sites compatíveis com dispositivos móveis devem ter imagens e letras grandes que sejam fáceis de ver em telas pequenas, junto com recursos de navegação fáceis de usar em smartphones.

Os complementos essenciais 

Não são plataformas de e-commerce, mas os serviços essenciais que ajudam os provedores de e-commerce a operar. 

Você notará soluções de pagamento, soluções de envio e outros serviços básicos dos quais as empresas online dependem.

Marketing e a gama de canais

O marketing é uma área de negócios que há muito é impulsionada por dados concretos. 

Mas, enfrentou desafios recentemente, especificamente em alcançar clientes em uma gama cada vez maior de canais e devido aos pivôs relacionados à pandemia. 

Com tantas mudanças constantes, um conjunto de dados incompleto pode levantar mais perguntas do que respostas. 

A criação da estratégia ideal de publicidade e alcance só pode acontecer quando você tem dados sólidos, não apenas em um ou dois canais, mas dados que refletem toda a jornada do cliente e o desempenho de sua marca em todos os canais.

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