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E-commerce: como começar?

  • Por Josele Delazeri
  • 17 de fevereiro de 2022
  • 0 Comentários
  • 54 Visualizações

 

E-commerce: como começar?

A indústria de negócios de e-commerce está explodindo. Lojas físicas que fecharam temporariamente podem nunca mais abrir.

Primeiramente, queremos compartilhar esse conteúdo com você que já tem loja física, e percebeu que a venda online é uma necessidade.

Após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos em 2021, totalizando quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, no último ano, 789 novas lojas online foram criadas por dia no Brasil (Pay Pal).

Os clientes adotaram as compras online. 

Enquanto a pandemia acelerou a mudança para vender e comprar online, o comportamento do consumidor mudou – e não há como voltar atrás.

Para quem tem um negócio tradicional, ainda, fique atento!

A boa notícia é que você pode mudar essa realidade, mas comece hoje, agora.

Sobretudo, o e-commerce é um canal de vendas para sua empresa.

Nesse artigo, vamos trazer informações importantes para você começar as vendas online.

Pequenos varejistas físicos podem encontrar novos clientes, experimentar novos produtos, e expandir seus negócios quando começam a vender online. 

Para varejistas estabelecidos, os primeiros passos em direção ao comércio eletrônico geralmente começam com a preparação dos produtos, seleção da plataforma e aprendizado sobre marketing online e atendimento ao cliente.

Bora para a prática?

Preparar descrições de produtos e fotografias

Em uma loja do mundo real, um cliente pode ver um produto na prateleira, segurá-lo e ler seu rótulo. 

Mas em uma loja online, o lojista precisa fornecer uma descrição, uma lista de especificações ou recursos e uma fotografia ou vídeo mostrando o produto.

Determine seus principais clientes

Há muito planejamento envolvido na construção de um site de e-commerce de sucesso, e é por isso que você não deve se apressar em construir sua vitrine virtual sem primeiro fazer um planejamento.

Antes de mais nada, você precisa responder as seguintes perguntas:

Quem são seus principais clientes?

Como eles encontrarão seu site?

Lembrando que, os seus primeiros clientes podem ser os clientes da sua loja física, informe a eles que você tem uma loja online.

Logo, ofereça cupons de desconto, incentive que utilizem esse novo canal de vendas.

Selecione sua plataforma de e-commerce 

Pense nos recursos de que você precisa para o estágio em que sua empresa está atualmente e para onde você deseja estar nos próximos dois anos. 

Escolha uma plataforma que entregue a loja pronta para você vender, assim, os seus esforços não ficarão na tecnologia, e sim, no que você já sabe fazer muito bem: vender e cuidar do seu cliente.

Se você planeja migrar sua loja física para online, certifique-se de que sua loja de comércio eletrônico atenda às suas necessidades específicas e supere a concorrência.

Marketplaces

via GIPHY

Também é importante conectar a sua loja online aos marketplaces, como Magalu, Amazon, Mercado Livre.

Mobile

Observe se a plataforma que irá escolher é responsiva, ou seja, adaptada para dispositivos móveis.

Venda nas redes sociais

Vender pelo Facebook, Instagram é uma ótima estratégia de vendas online para aumentar o alcance do seu e-commerce.

Registro de domínio

O domínio, é o seu endereço na web. Para quem tem loja física, é como se fosse o nome da rua, e o número. 

Lembrando, que na internet você está na avenida mais movimentada do mundo.

Para registar seu domínio, indicamos o registro. br .

Defina os meios de pagamento e formas de entrega

Para vender online você terá que definir os meios de pagamento, e as formas de entrega, que ficarão conectados com a sua loja virtual.

Sistema ERP

É super importante conectar o seu sistema ERP a loja virtual para emissão da nota fiscal (obrigatória), e para integração do estoque loja física, e loja virtual.

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