Receita: como organizar as finanças do seu e-commerce
Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses de 2021, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
Sobretudo, não é novidade que o e-commerce está crescendo cada vez mais, impulsionado por novos hábitos de consumo.
Logo, sabemos que para sua empresa manter-se competitiva no mercado, você precisa vender online.
Porém, um grande desafio para os empreendedores é compreender fatores essenciais em relação as finanças do seu e-commerce: faturamento, lucro, receita, despesas, margem de lucro, CAC, ROI, ticket médio, fluxo de caixa… Dá um nó na cabeça, né?
Organização financeira
A solução é fazer o planejamento financeiro do seu negócio.
Realmente queremos sua total atenção.
Porque a gestão financeira é importante.
Mas, aprender a amar é difícil.
O dinheiro precisa de gerenciamento, ou ele vai embora e você fica triste.
Primeiramente, como proprietário de uma pequena empresa, sempre há algo que precisa ser feito. Gerenciar as finanças? Essa é fácil de adiar para outro dia. E é assim que o caos acontece.
Veja como conservar e proteger seu capital de comércio eletrônico.
Afinal, o que separa um vendedor de sucesso dos demais são, acima de tudo, as habilidades de organização financeira.
É importante manter seus registros financeiros organizados e atualizados.
Nesse artigo, compartilhamos informações importantes para você cuidar da saúde financeira da sua loja virtual.
Saúde financeira do seu e-commerce
1.Mantenha suas finanças na ponta do lápis – ou com o clique do mouse
Para começar, você precisará de um lugar onde possa escrever os registros financeiros de seu e-commerce.
2. Monitorar as despesas regularmente
Uma empresa com fluxo de caixa positivo tem mais entrada de dinheiro do que saída.
Embora os lucros sejam essenciais para o seu negócio, você também deve ficar de olho em como o seu dinheiro está sendo gasto.
3. Monitorar notas fiscais e pagamentos
Todo pequeno negócio precisa gerir pagamentos, notas ficais e contas.
É um conjunto de tarefas essenciais que mantêm o negócio vivo.
4. Custos operacionais
Primeiramente, seus custos operacionais são o dinheiro que você gasta para manter seu negócio funcionando.
Eles podem ser divididos em duas categorias: Custo dos Produtos Vendidos (CPV) e despesas indiretas.
COGS (também chamado de Custo dos Serviços [COS] para empresas baseadas em serviços) é o dinheiro que você investe na criação de valor para seus clientes.
Se você administra uma pizzaria, o COGS inclui o custo dos ingredientes, bem como os salários das pessoas que fazem a pizza.
As despesas gerais incluem os custos indiretos de permanecer no negócio.
Usando o exemplo acima, pense nele como o dinheiro que você teria que gastar, mesmo que não estivesse vendendo nenhuma pizza. P
or exemplo, você ainda precisaria de uma loja onde administrar seu negócio – então, o aluguel é parte das despesas gerais.
5. Agende um tempo para se manter organizado
Reserve um tempo a cada semana ou mês para manter suas finanças organizadas.
Dependendo da sua situação, isso pode incluir adicionar dados ao seu software financeiro, escanear recibos, arquivar, revisar relatórios financeiros, pagar contas, faturas, cobranças, etc.
Coloque no seu calendário e trate-o como uma prioridade.
Seu negócio precisa estar organizado
Em resumo, para ter o crescimento massivo que você espera nos próximos anos, você precisa garantir que o seu negócio esteja organizado, adotando estratégias empresariais apropriadas.