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8 Dicas marketing e público – alvo em 2021

  • Por Josele Delazeri
  • 12 de maio de 2021
  • 0 Comentários
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8 Dicas marketing

e público – alvo

Por certo, saber o produto que você planeja vender é uma coisa.

Mas, entender seu público-alvo é outra. 

Sem dúvida, conhecimento é poder, e saber o público-alvo que  você está almejando, permitirá que você priorize suas necessidades.

Ao mesmo tempo, desejos e preferências do público-alvo.

Igualmente, essa priorização não só deve expandir.

Mas, também criar mais fidelidade do seu público-alvo.

8 Dicas marketing e público – alvo

  1. Esclareça a diferença entre o mercado-alvo e o público-alvo
  2. Expanda o alcance com o público-alvo no mercado do Google
  3. Compile os dados de seus clientes atuais
  4. Use a escuta social para encontrar conversas sobre sua marca
  5. Defina o seu público-alvo ideal desde o início
  6. Entenda os problemas do cliente que você resolve
  7. Estude seus concorrentes
  8. Compreender as funções do seu público-alvo

8 Dicas marketing e público – alvo

# 1 – Esclareça a diferença entre o mercado – alvo e o público – alvo

Primeiramente, você provavelmente já notou que os termos mercado-alvo e público-alvo podem ser usados no mesmo contexto. 

No entanto, ambas as noções têm diferenças importantes no marketing.

Principalmente, que precisam ser esclarecidas antes de planejar uma promoção ou campanha.

Sobretudo, o mercado-alvo é um grupo de pessoas que são seus clientes potenciais.

Enquanto isso, a definição de público-alvo é mais restrita. 

Então, refere-se a um grupo específico de pessoas dentro do mercado-alvo.

# 2 – Expanda o alcance com o público-alvo no mercado do Google

Frequentemente, o recurso de público-alvo no mercado do Google permite que você segmente consumidores.

Enfim, que estão pesquisando seus produtos.

via GIPHY

Compile os dados de seus clientes atuais

# 3 – Compile os dados de seus clientes atuais

Enfim, seu público-alvo espalha pistas em muitos pontos de contato e canais por onde passam. 

Logo, eles estão sempre falando o que querem.

Então, para ouvi-los, você tem que transformar esses dados em informações organizadas para o marketing.

# 4 – Use a escuta social para encontrar conversas sobre sua marca

Frequentemente, a escuta social é uma forma fundamental de revelar conversas do público-alvo sobre sua empresa. 

Não raro, o monitoramento de palavras-chave e hashtags relevantes.

Conforme, revela o que as pessoas estão dizendo sobre você e seus concorrentes online.

# 5 – Defina o seu público-alvo ideal desde o início

Sobretudo, em um mundo ideal, que público-alvo você gostaria de alcançar com o marketing? 

Então, comece com uma ideia de quem você deseja atingir e, em seguida, trabalhe para encontrar essa pessoa.

Problemas do cliente

# 6 – Entenda os problemas do cliente que você resolve

Enfim, o ponto de partida para definir o público-alvo de sua proposta é entender os problemas que você resolve. 

Logo, depois de ter uma boa ideia do que são.

Imediatamente, você pode começar a descobrir quem tem mais probabilidade de sofrer com esses problemas.

Ao mesmo tempo, pensar nas campanhas de marketing para o público-alvo.

 

via GIPHY

# 7 – Estude seus concorrentes

Em primeiro lugar, estudar seus próprios dados é muito bom para o marketing.

Mas, não se esqueça de ampliar seus horizontes para incluir o que seus concorrentes estão fazendo. 

Principalmente, embora você possa ter uma ideia de quem se envolve ativamente com sua empresa.

Ou adquire seus serviços, é importante notar quem está se envolvendo com seus concorrentes.

Funções do seu público-alvo

# 8 – Compreender as funções do seu público-alvo

Principalmente, uma etapa importante para entender seu público-alvo é ir além do aprendizado de suas informações demográficas.

Sobretudo, entender qual é o papel que eles desempenham no caminho até a compra. 

Então, essas funções geralmente podem ser divididas nas seguintes categorias.

Por fim, o tomador de decisões é a pessoa que, em última instância, toma a decisão de compra. 

Às vezes, o tomador de decisão é o mesmo que o apoiador.

Mas, em outros casos eles são diferentes. 

Quando diferente, você deve reconhecer isso e direcionar os anúncios ao tomador de decisão. 

Por exemplo, a transformação da marca Old Spice. 

Conforme, a marca queria reformular seu produto para atrair uma geração mais jovem. 

De acordo com a pesquisa, a equipe descobriu que, embora os homens possam usar seus produtos.

Portanto, as mulheres fazem as compras, fazendo com que sua equipe de marketing se concentre nesse público-alvo.

Por outro lado, o apoiador pode não ter o poder de tomar a decisão.

Mas, terá uma grande influência na compra ou não de um item. 

Por exemplo, uma criança pode não fazer uma compra diretamente.

Mas, se ela quiser algo para o Natal, ela influencia essa decisão. 

Ademais, é importante desenvolver mensagens que falem ao público-alvo em ambas as funções.

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