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O que é SEO? Como funciona, e como fazer em 2021

  • Por Josele Delazeri
  • 4 de janeiro de 2021
  • 0 Comentários
  • 603 Visualizações

O que é SEO?

Antes de mais nada, SEO (Search Engine Optimization) é a arte e a ciência de persuadir os mecanismos de pesquisa como o Google.

Você quer que ele recomende seu conteúdo aos usuários como a melhor solução para seus problemas.

De fato é onde os usuários encontram os links mais visíveis.

Bem como, aqueles acessados com mais frequência.

E, que geralmente não passam da primeira página de resultados para encontrarem o que procuram.

Em síntese, é estar no topo do google.

 

Para estar no topo do Google

Antecipadamente, aparecer nos primeiros resultados do Google é o objetivo de muitos profissionais que trabalham na internet.

Ainda mais, se você tem um e-commerce.

Provavelmente desejará aparecer no topo do Google quando as pessoas pesquisarem por determinadas palavras-chave.

Afinal, você quer ter tráfego no seu site.

Com o propósito de gerar leads e vendas.

O que fazer para que o Google ofereça seu conteúdo

Primeiramente, se quiser que o Google ofereça seu conteúdo nos resultados, você precisa fazer três coisas:

1.Certifique-se de que o Google entenda quem você é, e o que você oferece.

2.Convença-o de que você é a opção mais confiável para seus usuários.

3.Faça seu conteúdo entregável.

Contudo saiba o que seus clientes estão realmente procurando.

Afinal, você não pode otimizar seu site sem saber o que seus clientes desejam.

Agora, como você descobre isso? O melhor ponto de partida é usar o bom senso.

Imagine que você tem um e-commerce de moda fitness.

Ou seja, seus clientes, provavelmente estão procurando por coisas como:

‘Moda fitness’

‘Roupa para academia’

‘Leggings’

Pense no que seus clientes podem estar procurando.

Anote suas ideias em um bloco de notas.

Com certeza, você pode até perguntar a eles diretamente.

É melhor fazer sua pesquisa de palavras-chave antes de começar a escrever conteúdo.

Isso permite que você saiba em quais palavras-chave se concentrar em seu conteúdo. 

Sem dúvida, o planejador de palavras-chave do Google Ads, auxilia na escolha das palavras-chave certas.

Qual formato é mais adequado à intenção do pesquisador?

Acima de tudo,  é  importante entender como os pesquisadores desejam consumir informações para uma determinada palavra-chave. 

Assim como, o formato no qual o Google escolhe para exibir os resultados da pesquisa depende da intenção.

Visto que cada consulta tem uma única. 

Contudo o Google descreve essas intenções em suas Diretrizes de avaliador de qualidade como :

”saber” (encontrar informações)

 “fazer” (cumprir uma meta)

 “site” (encontrar um site específico) 

 “visitar pessoalmente” (visitar um local ou negócio).

Por exemplo, para lhe ajudar, você pode utilizar o Google Trends.

Sobretudo o Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. 

Ademais, a ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo.

E em vários idiomas.

Todavia muitos fatores afetam seu sucesso de SEO, incluindo:

Técnico: inclui qualquer coisa que afete o desempenho, a visibilidade ou como os mecanismos de pesquisa acessam seu site. 

Na página: este é o seu conteúdo – o que é visível para os usuários em suas páginas da web (texto, imagens, vídeo ou áudio).

E também os elementos que são visíveis apenas para mecanismos de pesquisa (tags HTML, dados estruturados).

Fora da página: é tudo o que não está em seu site. 

Em última análise, os fatores fora da página referem-se ao crescimento e à demonstração da autoridade, relevância e confiança do seu site e à construção de um público. 

Pense em link building, marketing de mídia social, marketing de PPC (pagamento por clique), análises e conteúdo gerado pelo usuário.

Criação do seu conteúdo

Aplicando sua pesquisa de palavras-chave

Antes de tudo, aprendemos métodos para descobrir como seu público-alvo está procurando por seu conteúdo. 

Agora é hora de colocar essa pesquisa em prática. Aqui está um esboço simples a seguir para aplicar sua pesquisa de palavras-chave:

Assim, pesquise suas palavras-chave e agrupe aquelas com tópicos e intenções semelhantes. 

Algumas características das páginas de classificação a serem observadas:

Pergunte a si mesmo: “Qual valor exclusivo eu poderia oferecer para tornar minha página melhor do que as páginas que atualmente estão classificadas para minha palavra-chave?”

Enfim, o SEO na página permite que você transforme sua pesquisa em conteúdo que seu público vai adorar. 

Acima de tudo, uma forma eficiente de gerar tráfego para seu site a longo prazo é usando SEO.

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