O que é SEO?
Antes de mais nada, SEO (Search Engine Optimization) é a arte e a ciência de persuadir os mecanismos de pesquisa como o Google.
Você quer que ele recomende seu conteúdo aos usuários como a melhor solução para seus problemas.
De fato é onde os usuários encontram os links mais visíveis.
Bem como, aqueles acessados com mais frequência.
E, que geralmente não passam da primeira página de resultados para encontrarem o que procuram.
Em síntese, é estar no topo do google.
Para estar no topo do Google
Antecipadamente, aparecer nos primeiros resultados do Google é o objetivo de muitos profissionais que trabalham na internet.
Ainda mais, se você tem um e-commerce.
Provavelmente desejará aparecer no topo do Google quando as pessoas pesquisarem por determinadas palavras-chave.
Afinal, você quer ter tráfego no seu site.
Com o propósito de gerar leads e vendas.
O que fazer para que o Google ofereça seu conteúdo
Primeiramente, se quiser que o Google ofereça seu conteúdo nos resultados, você precisa fazer três coisas:
1.Certifique-se de que o Google entenda quem você é, e o que você oferece.
2.Convença-o de que você é a opção mais confiável para seus usuários.
3.Faça seu conteúdo entregável.
Contudo saiba o que seus clientes estão realmente procurando.
Afinal, você não pode otimizar seu site sem saber o que seus clientes desejam.
Agora, como você descobre isso? O melhor ponto de partida é usar o bom senso.
Imagine que você tem um e-commerce de moda fitness.
Ou seja, seus clientes, provavelmente estão procurando por coisas como:
‘Moda fitness’
‘Roupa para academia’
‘Leggings’
Pense no que seus clientes podem estar procurando.
Anote suas ideias em um bloco de notas.
Com certeza, você pode até perguntar a eles diretamente.
É melhor fazer sua pesquisa de palavras-chave antes de começar a escrever conteúdo.
Isso permite que você saiba em quais palavras-chave se concentrar em seu conteúdo.
Sem dúvida, o planejador de palavras-chave do Google Ads, auxilia na escolha das palavras-chave certas.
Qual formato é mais adequado à intenção do pesquisador?
Acima de tudo, é importante entender como os pesquisadores desejam consumir informações para uma determinada palavra-chave.
Assim como, o formato no qual o Google escolhe para exibir os resultados da pesquisa depende da intenção.
Visto que cada consulta tem uma única.
Contudo o Google descreve essas intenções em suas Diretrizes de avaliador de qualidade como :
”saber” (encontrar informações)
“fazer” (cumprir uma meta)
“site” (encontrar um site específico)
“visitar pessoalmente” (visitar um local ou negócio).
Por exemplo, para lhe ajudar, você pode utilizar o Google Trends.
Sobretudo o Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente.
Ademais, a ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo.
E em vários idiomas.
Todavia muitos fatores afetam seu sucesso de SEO, incluindo:
Técnico: inclui qualquer coisa que afete o desempenho, a visibilidade ou como os mecanismos de pesquisa acessam seu site.
Na página: este é o seu conteúdo – o que é visível para os usuários em suas páginas da web (texto, imagens, vídeo ou áudio).
E também os elementos que são visíveis apenas para mecanismos de pesquisa (tags HTML, dados estruturados).
Fora da página: é tudo o que não está em seu site.
Em última análise, os fatores fora da página referem-se ao crescimento e à demonstração da autoridade, relevância e confiança do seu site e à construção de um público.
Pense em link building, marketing de mídia social, marketing de PPC (pagamento por clique), análises e conteúdo gerado pelo usuário.
Criação do seu conteúdo
Aplicando sua pesquisa de palavras-chave
Antes de tudo, aprendemos métodos para descobrir como seu público-alvo está procurando por seu conteúdo.
Agora é hora de colocar essa pesquisa em prática. Aqui está um esboço simples a seguir para aplicar sua pesquisa de palavras-chave:
Assim, pesquise suas palavras-chave e agrupe aquelas com tópicos e intenções semelhantes.
Algumas características das páginas de classificação a serem observadas:
Pergunte a si mesmo: “Qual valor exclusivo eu poderia oferecer para tornar minha página melhor do que as páginas que atualmente estão classificadas para minha palavra-chave?”
Enfim, o SEO na página permite que você transforme sua pesquisa em conteúdo que seu público vai adorar.
Acima de tudo, uma forma eficiente de gerar tráfego para seu site a longo prazo é usando SEO.