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Business to Consumer (2020)

  • Por Josele Delazeri
  • 21 de dezembro de 2020
  • 0 Comentários
  • 121 Visualizações

O termo business-to-consumer (B2C) refere-se ao processo de venda de produtos e serviços diretamente entre uma empresa e os consumidores que são os usuários finais de seus produtos ou serviços. A maioria das empresas que vendem diretamente aos consumidores podem ser chamadas de empresas B2C.

Provavelmente, você já comprou de um site de comércio eletrônico business-to-consumer (B2C). Esses sites são onde os consumidores vão para comprar produtos ou serviços online.

B2C, ou business-to-consumer, é o tipo de transação comercial em que as empresas vendem produtos ou serviços aos consumidores.

Nos mercados B2C, o comportamento do consumidor é o principal motivador.

Quando você entende o que os clientes desejam e como motivá-los a fazer essa compra, você terá sucesso. Esse impulso é o que construiu o setor B2C, mas isso significa que também é um dos maiores desafios para qualquer entidade empresarial que trabalhe no B2C.

Identificar o que os clientes desejam e decidir como distinguir seus produtos ou serviços dos de outros fornecedores, são os principais interesses das lojas virtuais no século XXI.

Não é nenhum segredo, saber e entender como e por que os consumidores compram, pode tornar o marketing muito mais fácil.

Os hábitos de compra do consumidor mudaram drasticamente nos últimos anos, graças à explosão do comércio eletrônico.

O comportamento do consumidor é um dos fatores mais críticos na condução de um negócio. Principalmente, quem trabalha na área digital, como é o caso de qualquer e-commerce que está na briga por sua participação no mercado. Acompanhar as tendências do público-alvo é norte para as ações tanto de marketing, quanto de processos internos.

O que é a análise do comportamento do consumidor?

Para qualquer varejista online, os dados sobre o comportamento online de seus consumidores são provavelmente o ativo de negócios mais importante. Por meio da análise de dados comportamentais, as lojas de comércio eletrônico podem extrair informações mais profundas do consumidor e apresentar uma experiência de site mais personalizada para esses clientes.

Um fator essencial é saber quem são seus clientes. Isso envolve saber mais do que apenas o nome do comprador. Dados demográficos como idade, sexo, estado civil, nível de renda, educação, profissão, interesses, atividades e até mesmo afiliação política são todos componentes do “quem”. As pesquisas são um meio útil de coletar esse tipo de dados, e oferecer um cupom para preencher essa pesquisa pode ser uma forma eficaz de incentivar seus clientes a dedicar um tempo para fornecer essas informações.

Nossa compreensão em evolução do comportamento dos consumidores agora, sugere que os compradores navegam e compram em vários canais. Para os varejistas, estar presente em todos esses pontos de contato é conhecido como venda omnichannel.

Top 6 benefícios do comércio eletrônico para os consumidores

  1. Preços mais baixos

Os custos mais baixos de funcionamento de uma loja de e-commerce em comparação com uma loja física, se traduzem em economia de custos para o consumidor. Essa é uma das maiores vantagens do e-commerce. Os preços online são normalmente mais baixos do que os preços das lojas tradicionais, e os sites de comércio eletrônico podem oferecer mais descontos e promoções.

2. Conveniente e seguro

Comprar quando quiser, de onde quiser é muito preferível (e muito mais seguro) do que sair nesta realidade da COVID em que vivemos agora. 

3. Grande variedade de produtos

No mercado global que é a Internet, os consumidores podem comprar eletrônicos da China, livros da Inglaterra, roupas de Paris, tudo no conforto de casa. A largura e a profundidade dos produtos vendidos online são imbatíveis.

4. Tomada de decisão com mais informações

As informações estão literalmente ao seu alcance ao comprar online, incluindo:

Comentários de clientes reais – este é provavelmente o mais eficaz

Descrições de produtos

Vídeos de uso

Guias de produto

Validação social

5. Economia de tempo

Não há necessidade de sair, fazer compras na loja, esperar na fila e depois voltar para casa, quando você pode acessar uma variedade maior de produtos a um preço mais baixo no conforto de casa.

6. Um site de comércio eletrônico e todo o mundo

O e-commerce e uma loja online na web tornam a navegação e a localização de nichos semelhantes super fáceis e rápidas. Fisicamente é impossível encontrar um produto de sua escolha sem ir de loja em loja, enquanto digitando uma palavra-chave na internet, muitos resultados de pesquisa semelhantes e suas respectivas lojas de comércio eletrônico aparecem!

#nuncaparedevender

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