As potencialidades do e-commerce são múltiplas, se planejadas da forma mais adequada, com base nas características da empresa que decide seguir esse caminho. O WhatsApp é uma das ferramentas mais indicadas na hora de adotar uma estratégia de marketing conversacional.
De fato, permite que as empresas se comuniquem com seus usuários a qualquer momento, onde quer que estejam. As empresas têm assim disponível um canal direto, para interagir com clientes ou potenciais clientes. O suporte ao cliente foi mais movimentado em 2021: os volumes de tickets aumentaram para todos os canais em comparação com o ano anterior.
Os consumidores também têm maiores expectativas de atendimento ao cliente. Além de maiores volumes de acessos, os varejistas online enfrentam alguns desafios únicos. Em primeiro lugar, os compradores têm expectativas mais altas: 55% dos consumidores dizem esperar mais do atendimento ao cliente em comparação com 2020, concluiu a pesquisa da Forrester.
Por exemplo, a maioria quer que seu problema seja resolvido no primeiro contato. Você pode usar a plataforma WhatsApp Business ou a API do Whatsapp para o seu e-commerce, não importa o tamanho. Ao ter uma loja de comércio eletrônico integrada ao Whatsapp, você pode manter contato consistente com seus clientes e aumentar o reconhecimento e a lembrança da sua marca.
Instalando um widget de chat em seu site será possível direcionar o tráfego gerado diretamente para o WhatsApp, criando uma conexão instantânea entre o usuário e a sua empresa.
Comunicação organizada com integração de e-commerce do WhatsApp Business
Você pode organizar facilmente toda a comunicação com o cliente. Com as opções de usar “rótulos” à medida que cria pastas para organizar e-mails, você pode rotular cada conversa em uma categoria específica e encontrar rapidamente as informações exatas, quando necessário.
Você também pode criar uma “lista de transmissão” adicionando as informações de contato de um grupo de clientes à lista. Com isso, você pode enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, sem que elas vejam os outros destinatários.
Além disso, como as empresas usam estratégias de comunicação diferentes para clientes diferentes, você também pode criar listas separadas para clientes, por exemplo, uma lista para ‘clientes regulares’, ‘clientes potenciais’ e assim por diante.
Experiência do cliente pós-compra
Você conseguiu a venda – parabéns! Mas a experiência do cliente não (leia-se: não deveria) termina aí. Uma boa experiência do cliente deve abranger o pós-compra e além, especialmente porque a retenção de clientes custa muito menos do que a aquisição de clientes. Continue usando a API do WhatsApp para fornecer aos seus clientes informações importantes de pós-compra, como:
- Atualizações/rastreamento de entrega;
- Recomendações de produtos;
- Vendas e liquidações.
Artigo produzido por Josele Delazeri