As compras online atingiram a maioridade: a internet sempre ofereceu escolha, valor e conveniência. Após a pandemia de Covid, as compras online tornaram-se um modo de vida, permitindo que os clientes comprem tudo o que precisam sem sair de casa.
Os consumidores querem gastar e têm a capacidade de gastar, mas esperam que haja uma mudança de bens para serviços. Com um crescimento tão estrondoso, quando se trata de novidades de e-commerce, é de suma importância não apenas estar atualizado com o mercado, mas também ficar de olho em quais são as tendências de crescimento desse setor.
Ficar por dentro do que está acontecendo no setor de comércio eletrônico, bem como aprender sobre novos modelos de negócios, estratégias e táticas, é importante para o sucesso. O comércio moderno é complexo, global e está sempre em evolução – e o ritmo das mudanças está acelerando.
Se você trabalha no comércio digital, é crucial manter-se atualizado com os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia, negócios, comportamento e tendências do comprador, leis e regulamentos, pagamentos, logística e muito mais.
É por isso que estamos sempre acompanhando de perto os passos dos grandes players para trazer a você as principais conclusões sobre quais são as mudanças recentes no mercado de e-commerce. Há mudanças constantes ocorrendo ao redor.
A Inteligência artificial estará interligada ao negócio online, de modo a personalizar a compra, facilitar a sua eficácia e permitir sugestões de produtos de acordo com o perfil do consumidor.
Por exemplo, fast fashion não é mais uma opção. Consumidores modernos, bem informados e profundamente preocupados não estão fazendo compras por impulso. Mais e mais pessoas estão optando por comprar menos – enquanto compram produtos de qualidade.
O cliente no centro
Em 10 anos, o comércio eletrônico girará completamente em torno do cliente – não do ROI da marca. Todo o varejo online será totalmente personalizado e adaptado às necessidades de cada pessoa. Como isso é possível, você pode perguntar?
Simples: com a ajuda da tecnologia. Sim, até 2032 você terá um guarda-roupa inteligente que pedirá roupas sob medida com base nos dados em tempo real do seu smartphone, e receberá suas mercadorias via entrega por drone.
Todavia, a relação com o cliente não pode ser apenas baseada em eficiência ou rapidez, também requer uma certa humanização do serviço, sendo os chatbots apenas um complemento na questão do atendimento. Sabemos que são muitas mudanças e novidades todos os dias. Por isso, compartilhamos uma dica de ferramenta que pode auxiliar nesse processo.
Google Alerts
O Google Alerts é uma maneira simples, mas poderosa, de mantê-lo informado. Se você deseja ficar atualizado sobre todos os eventos que acontecem no mundo do comércio eletrônico, esta é a melhor ferramenta para você. É um sistema de comunicação por e-mail que permite definir filtros do setor e a frequência das atualizações.
Artigo produzido por Josele Delazeri