A importância do core web vitals para o e-commerce
Os algoritmos do Google sempre priorizaram a abordagem centrada no usuário dos sites. Desde maio de 2021, o Google está usando os novos sinais de experiência de página nos rankings SERP (Search Engine Results Page). Então, seu objetivo é ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando. Esses sinais incluem Core Web Vitals, compatibilidade com dispositivos móveis, navegação segura, segurança HTTPS e nenhum pop up intrusivo.
Experiência do usuário
Sobretudo, a recente implementação das métricas Core Web Vitals (CWV) é apenas um passo à frente para melhorar a experiência do usuário. Os core web vitals se concentram em melhorar a experiência do usuário, fornecendo mais velocidade de carregamento de conteúdo, interatividade e estabilização visual no site.
Por isso, é importante que a sua plataforma de e-commerce possibilite essa experiência para o usuário. O Google planeja tornar a experiência da página um fator de classificação oficial do Google. Embora o conteúdo original e relevante sempre seja excelente para SEO, o Google também avaliará o desempenho do site com base em quão bem os usuários interagem com seu site.
O Google raramente anuncia atualizações de algoritmos antes de serem lançadas, então isso terá um impacto significativo na forma como o Google classifica os sites. O impacto em sites individuais pode ser mínimo, especialmente para setores que já priorizaram tempos de carregamento de página e UX de qualidade. Mas, pode ser significativo para sites de comércio eletrônico de nicho, blogs de notícias e muito mais com experiências de usuário desatualizadas.
Englobam os seguintes indicadores:
- Largest Contentful Paint (LCP)
O LCP mede em quanto tempo a página carrega. Logo, é o tempo que uma página leva para carregar do ponto de vista de um usuário real. Em outras palavras: é a hora de clicar em um link para ver a maior parte do conteúdo na tela.
Além disso, o tempo de carregamento não é apenas um fator crítico para uma experiência positiva do usuário, uma página que carrega rapidamente tem maior probabilidade de ter uma classificação mais alta no Google. O LCP pode ser diferente para cada tipo de página. Uma imagem de produto pode ser o conteúdo mais importante em uma página de produto, enquanto um título H1 é para um blog.
- First Input Delay (FID)
O FID mede em quanto tempo o usuário consegue interagir com a página. Bem, é exatamente isso que o FID mede: o tempo que leva para um usuário realmente interagir com sua página. Exemplos de interações incluem:
- Escolhendo uma opção de um menu;
- Clicar em um link na navegação do site;
- Inserindo seu e-mail em um campo;
- Abrindo “texto sanfonado” em dispositivos móveis.
- Cumulative Layout Shift (CLS)
O CLS mede a estabilidade do conteúdo enquanto a página carrega e o usuário interage com ela. Em outras palavras: se os elementos da sua página se movem conforme a página é carregada, você tem um CLS alto. O que é ruim.
Algumas tips para você!
Comprimir todas as imagens
Outro fator para o processamento lento em seu site pode ser a “mídia grande”. Normalmente, os sites de e-commerce possuem mais imagens em comparação com outros tipos de sites, pois você precisa mostrar o produto para seus clientes.
Além das imagens do produto, também há imagens de banner, e carrossel. Estes, se não compactados, diminuem a velocidade da sua página da web. Além disso, você deve remover as imagens, se elas não forem essenciais para a sua página.
Remover pop ups intrusivos
São pop ups em seu site que ofuscam o conteúdo principal da página, o que pode ser frustrante para os usuários.
Onde visualizar as métricas CWV
Relatório no Google Search Console
O Google Search Console, ferramenta essencial para qualquer estratégia de SEO, oferece um relatório específico sobre o Core Web Vitals. Também utiliza dados de uso real do site. Se você escolheu a plataforma de e-commerce adequada, já venceu 90% da guerra, o que depende de você é escolher da melhor maneira o que irá postar na sua loja virtual.