Dicas para sua loja ser omnichannel
Primeiramente, o digital chegou com tudo, em função da pandemia!
Logo, você que é empreendedor, está correndo para se adaptar, certo?
Sobretudo, você deve estar onde o cliente está, seja online ou offline.
Então, espera-se que em alguns anos nem exista mais essa separação do online e offline.
Pois, tudo deverá estar integrado e funcionando simultaneamente.
Acima de tudo, vencer no varejo costumava significar oferecer o produto certo pelo preço certo.
Mas, agora é mais complexo – com recursos como a oferta de devoluções fáceis e frete grátis.
Ao mesmo tempo, rápido.
Nenhuma estratégia omnichannel é igual
Antecipadamente, nenhuma estratégia omnichannel é igual.
De antemão, seu caminho para a conquista do canal dependerá de seu setor.
Da mesma forma, estrutura de negócios e requisitos do cliente.
Desde já, analise cuidadosamente seus objetivos, capacidades e cultura da empresa.
Em adição, siga as etapas para criar sua própria estratégia.
Dicas para sua loja ser omnichannel
1 Conecte sua presença online e física
2 Crie flexibilidade em seu modelo de negócios
3 Seja consistente com sua marca
4 Conheça seus clientes intimamente
5 Oferecer suporte ao cliente entre canais
6 Aja localmente
7 Visibilidade clara de dados
8 Otimize sua presença digital para celular
Dicas para sua loja ser omnichannel
# 1 – Conecte sua presença online e física
Definitivamente, primeiro, identifique seus canais de vendas e engajamento do cliente para ser omnichannel.
Por exemplo, junto com sua loja física, você também deve pensar em construir uma loja virtual.
Bem como, se envolver com seus clientes por meio da mídia social.
# 2 – Crie flexibilidade em seu modelo de negócios
Agora uma das maiores vantagens do varejo omnichannel é que ele gera a confiança do cliente.
Assim, levando-o a se engajar, ser fiel e gastar mais.
Seja consistente com sua marca
# 3 – Seja consistente com sua marca
Deste modo, não há nada pior para uma marca omnichannel do que oferecer uma experiência desconectada.
Enfim, entre os diferentes canais.
# 4 – Conheça seus clientes intimamente
Em vista disso, para ter uma estratégia omnichannel bem sucedida.
Por certo, dedique um tempo para entender seu público.
Em outras palavras, para que possa construir relacionamentos com o cliente.
Enfim, você precisa saber quem eles são, de onde vêm, seus objetivos e desafios.
Logo, os dispositivos que mais usam, o conteúdo que amam e em quais canais passam o tempo.
Imediatamente, use a escuta de mídia social para adquirir esses dados.
Bem como, feedback do cliente e ferramentas de análise.
Por fim, obtenha insights dos funcionários da loja que interagem com os clientes.
Simultaneamente, entenda os hábitos de compra de seus clientes recorrentes.
Portanto, o que pode ajudá-lo a determinar quais canais têm mais impacto.
# 5 – Oferecer suporte ao cliente entre canais
Certamente, tornar o suporte ao cliente uma prioridade e disponível em vários canais, omnichannel.
Também melhora a experiência do cliente.
De fato, isso significa que os clientes obtêm atendimento ao cliente, independentemente do canal que usam.
Com isso, como resultado, não há preocupação em escolher o canal certo.
Do mesmo modo, eles podem escolher aquele com o qual se sentem mais confortáveis.
Agir localmente
# 6 – Aja localmente
Com isso, seja global, mas aja localmente com estratégia de conteúdo (marketing) localizada.
# 7 – Visibilidade clara de dados
Sobretudo, apresente um sistema de gerenciamento de inventário verdadeiramente integrado.
Também é mais fácil obter melhor visibilidade dos dados.
Afinal, tal sistema centraliza todos os seus dados de inventário.
Enfim, por meio de uma plataforma, você pode visualizar e analisar todos os dados de vendas.
Igualmente, fornecedores e muito mais.
# 8 – Otimize sua presença digital para celular
Logo, se o seu site não for compatível com dispositivos móveis.
Frequentemente, oferecer uma experiência ruim para o usuário.
Portanto, você parecerá pouco profissional e desatualizado. Pior de tudo, você perderá vendas.
Em suma, o varejo omnichannel, também conhecido como experiência de compra unificada.
Também, é uma palavra da moda que parece existir há muito tempo.
Embora não tenha sido levado a sério nos últimos anos, as coisas mudaram notavelmente no ano passado.
Em 2021 e além, os varejistas terão que agir rapidamente para evitar perder para a concorrência.
Assim, acompanhar as demandas dos clientes que mudam rapidamente.