Conforme a pesquisa “O Varejo pelo olhar do Consumidor”, do Instituto Locomotiva, que ouviu 1500 brasileiros, com 18 anos ou mais, entre os dias 15 e 28 de junho, os idosos (conhecidos como Grey Power) irão entrar cada vez mais no digital e aos poucos vão liderar o consumo no Brasil.
Este grupo é formado por homens e mulheres com 50 anos ou mais. São 59 milhões de brasileiros nesta faixa etária, que movimentarão aproximadamente R$ 2,1 trilhões por ano.
A pesquisa chama a atenção para o fato de estes consumidores serem mais exigentes em relação aos seus direitos. 89% dizem que quando vão às compras têm mais consciência dos seus direitos do que tinham no passado. E 77% afirmam exigir mais os seus direitos hoje do que há 10 anos.
E com o crescimento da média de idosos na população brasileira, é importante estar atento a este público. Estima-se que até 2060, a população com mais de 60 anos dobrará de tamanho e atingirá 32,1% do total de habitantes. Isso acontece porque a expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história, chegando a 76 anos, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme a percepção do mercado os idosos têm o hábito de pesquisar produtos na internet e, por consequência, fazer compras. Estas pessoas preferem receber os produtos em casa, mesmo que saia mais caro e assim elevam o valor do ticket médio.
O idoso não tem mais a mesma ansiedade que os mais jovens, e por isso, a confiança e a experiência (com menos passos para finalizar) a compra, atenção (customer success) e entrega são as chaves para manter esse perfil de cliente sempre ativo.