Gatilhos mentais são parte do processo (que é bem complexo) de compra do consumidor. São questões que entram no campo da Psicologia. Porém não precisamos entender toda a ciência para planejar melhor o marketing da nossa empresa 😀
Em geral estes gatilhos mentais são pontos que se repetem no comportamento humano. Podem bloquear uma ação nossa. Mas também pode agir como incentivadora de uma decisão de compra.
Abaixo listamos apenas 3 itens para você levar em consideração no seu planejamento. Parece pouco. Mas eles são ótimos para você alavancar suas vendas!
Gatilhos mentais: Escassez
Escassez é definido como a falta de um bem ou serviço em relação à sua necessidade. Parece clichê né!?
Mas ele funciona 😀 A ideia de que aquela sensação de falta e perda faz as pessoas valorizarem o seu produto.
O inconsciente age!! E ele em geral irá associar que quanto mais difícil for para adquirir o produto, mais valioso ele será para você.
Uma boa maneira de usar este gatilho é limitar o número de itens e divulgar, como na imagem abaixo.
Gatilhos mentais: Urgência
A urgência tem a mesma lógica da escassez, porém com o fator tempo relacionado. Em resumo, você irá ligar a escassez a um prazo de tempo determinado para adquirir. É o “agora ou nunca”! Se o tempo expirar você nunca mais terá esta oportunidade.
Ele torna-se poderoso se souber usá-lo. Faz com que o consumidor tome a decisão de imediato. Um exemplo de uso é a contagem regressiva.
Gatilhos mentais: Prova Social
O ser humano por sua essência busca aprovação. É uma verdade! Você aceitando ou não 😛
Vivemos em sociedade e há uma tendência a seguir a maioria. Como replicar isto na sua loja virtual?!
Use depoimentos de pessoas satisfeitas, quantidade de unidades vendidas, imagens do seu produto, etc.
E atenção!! Os gatilhos mentais são ferramentas muito poderosas para convencer seu cliente. Assim aumentará sua taxa de conversão.
Porém, sempre fale a verdade! Não use estas técnicas para tentar enganar ou manipular seu público. Tenha responsabilidade nas suas ações e se mantenha fiel ao seu público 🙂