Sabe o que são os métodos de envio na loja virtual?
Está pensando em iniciar uma loja virtual, mas acha que é difícil entregar seus produtos com a loja virtual?
Então aproveite para continuar lendo este artigo e ver que não é um bicho de sete cabeças 😀
A questão de entregar o produto (FRETE) é um ponto fundamental em qualquer loja virtual. Principalmente porque faz parte da jornada de compra do usuário e impacta diretamente na sua experiência com a loja. Não adianta ter o melhor sistema do mundo se o cliente não receber os produtos que comprou (ou receber sempre atrasado).
Problemas com o frete podem gerar incertezas e um stress desnecessário entre o lojista e o consumidor. Criar um ar de incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da sua loja. E este tema é tão importante que os dados do Ebit mostram que a maior parte dos usuários desistem de sua compra na internet devido aos altos custos de frete 🙁
Mas como funciona os métodos de envio na loja virtual?
Basicamente você possui 4 tipos de métodos de envio na loja virtual:
2. Transportadoras
3. Retirada no balcão / Pontos de Retirada
4. Frete fixo
Métodos de envio na loja virtual: Correios
Por padrão, a Loja Virtual da RSWA já vem integrada com os Correios e o processo é extremamente simples. Você não passa por nenhuma burocracia e precisa apenas configurar o seu CEP de origem para o sistema começar a calcular automaticamente os valores de entrega. Além disto, os Correios possibilitam enviar os produtos para o Brasil inteiro (e exterior). Existem algumas restrições, que você pode verificar aqui.
E na prática, como funciona? É simples. Quando o cliente comprar, os Correios já vão incluir no pagamento do cliente o valor exato dos seus custos. Então após confirmar o pagamento, você pode levar os pedidos para os Correios (ou fazer um contrato para que eles recolham os pedidos na sua loja) e despachar. É fácil e cômodo, permitindo você ficar focado no seu negócio.
Agora sobre as Transportadoras.
Quando sua loja atinge um volume maior de envios ou se sua empresa possui produtos que não encaixam no padrão dos Correios, é hora de buscar uma Transportadora.
Mas antes de contratar uma para o seu e-commerce, verifique se sua atuação é somente regional, ou se possui alcance estadual ou nacional. Consulte também os prazos e condições. Hoje a Loja Virtual RSWA já está integrada com as principais Transportadoras do Brasil. Um ponto positivo é que elas possuem um relacionamento mais próximo com você e em geral são mais pontuais que os Correios (e não entram em Greve).
Retirar na loja, Ponto de retirada ou frete fixo
E os itens 3 e 4 servem para situações onde você deseja que o cliente retire na sua loja física ou algum outro ponto de coleta, fazendo com que ele possa ter alguma interação física (o que gera credibilidade) e talvez até compre mais algum produto. O frete fixo serve para quando você desejar fixar um valor para determinada região ou cidade. Por exemplo, frete fixo para Porto Alegre, no valor de R$ 15,00. Daí você pode negociar as entregas diretamente com um motoboy, por exemplo.
E lembrando que um método não exclui outro, ou seja, você pode exibir no cálculo Correios e transportadoras de forma combinada, deixando a escolha para o usuário.
Seja transparente na sua política de entrega e não prometa o que não puder cumprir. Ninguém está livre de um eventual atraso. E a melhor forma de superar isto é sendo honesto com o cliente e mostrando seu interesse em ajudá-lo.
Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, clique aqui e encaminhe um e-mail para nós.