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Métodos de envio na loja virtual

  • Por Equipe Get Commerce
  • 19 de abril de 2017
  • 0 Comentários
  • 127 Visualizações

Sabe o que são os métodos de envio na loja virtual?
Está pensando em iniciar uma loja virtual, mas acha que é difícil entregar seus produtos com a loja virtual?
Então aproveite para continuar lendo este artigo e ver que não é um bicho de sete cabeças 😀

A questão de entregar o produto (FRETE) é um ponto fundamental em qualquer loja virtual. Principalmente porque faz parte da jornada de compra do usuário e impacta diretamente na sua experiência com a loja. Não adianta ter o melhor sistema do mundo se o cliente não receber os produtos que comprou (ou receber sempre atrasado).

Problemas com o frete podem gerar incertezas e um stress desnecessário entre o lojista e o consumidor. Criar um ar de incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da sua loja. E este tema é tão importante que os dados do Ebit mostram que a maior parte dos usuários desistem de sua compra na internet devido aos altos custos de frete 🙁

Mas como funciona os métodos de envio na loja virtual?

Basicamente você possui 4 tipos de métodos de envio na loja virtual:

1. Correios
2. Transportadoras
3. Retirada no balcão / Pontos de Retirada
4. Frete fixo

Métodos de envio na loja virtual: Correios

Métodos de envio na loja virtual: Correios
Métodos de envio na loja virtual: Correios

Por padrão, a Loja Virtual da RSWA já vem integrada com os Correios e o processo é extremamente simples. Você não passa por nenhuma burocracia e precisa apenas configurar o seu CEP de origem para o sistema começar a calcular automaticamente os valores de entrega. Além disto, os Correios possibilitam enviar os produtos para o Brasil inteiro (e exterior). Existem algumas restrições, que você pode verificar aqui.

E na prática, como funciona? É simples. Quando o cliente comprar, os Correios já vão incluir no pagamento do cliente o valor exato dos seus custos. Então após confirmar o pagamento, você pode levar os pedidos para os Correios (ou fazer um contrato para que eles recolham os pedidos na sua loja) e despachar. É fácil e cômodo, permitindo você ficar focado no seu negócio.

Agora sobre as Transportadoras.

Métodos de envio na loja virtual: Transportadoras
Métodos de envio na loja virtual: Transportadoras

Quando sua loja atinge um volume maior de envios ou se sua empresa possui produtos que não encaixam no padrão dos Correios, é hora de buscar uma Transportadora.

Mas antes de contratar uma para o seu e-commerce, verifique se sua atuação é somente regional, ou se possui alcance estadual ou nacional. Consulte também os prazos e condições. Hoje a Loja Virtual RSWA já está integrada com as principais Transportadoras do Brasil. Um ponto positivo é que elas possuem um relacionamento mais próximo com você e em geral são mais pontuais que os Correios (e não entram em Greve).

Retirar na loja, Ponto de retirada ou frete fixo

E os itens 3 e 4 servem para situações onde você deseja que o cliente retire na sua loja física ou algum outro ponto de coleta, fazendo com que ele possa ter alguma interação física (o que gera credibilidade) e talvez até compre mais algum produto. O frete fixo serve para quando você desejar fixar um valor para determinada região ou cidade. Por exemplo, frete fixo para Porto Alegre, no valor de R$ 15,00. Daí você pode negociar as entregas diretamente com um motoboy, por exemplo.

E lembrando que um método não exclui outro, ou seja, você pode exibir no cálculo Correios e transportadoras de forma combinada, deixando a escolha para o usuário.

Seja transparente na sua política de entrega e não prometa o que não puder cumprir. Ninguém está livre de um eventual atraso. E a melhor forma de superar isto é sendo honesto com o cliente e mostrando seu interesse em ajudá-lo.

Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, clique aqui e encaminhe um e-mail para nós.