Acima de tudo, no mundo altamente competitivo da tecnologia, existem muitas empresas que vendem hardware, software e serviços como a Apple. Entre elas estão Google, Samsung, Microsoft, Amazon, Sony e Huawei. No entanto, nenhuma empresa no mundo foi capaz de dominar o ecossistema de tecnologia como a Apple.
Afinal, as relações entre cada um de seus produtos, e como eles se encaixam em uma experiência de usuário coesa é o que a separa do resto de sua concorrência.
Principalmente, criar uma experiência on-line superior nunca foi tão importante para as empresas quanto hoje. Essa frase ecoou indústria após indústria nos últimos anos, mas assume um significado totalmente novo quando falamos sobre as lojas de varejo.
A Apple não fez a mudança on-line simplesmente para compensar a falta de vendas físicas. Eles priorizaram a experiência para os clientes, criando um apelo imediato, dando aos clientes confiança para comprar. Simplificando, eles sabiam exatamente o que seus clientes queriam, e entregaram.
Como resultado, a Apple cresce no comércio eletrônico em 97% em dois anos (Internet Retailing).
A Apple está se transformando em uma grande empresa de comércio eletrônico.
Nesse sentido, graças ao controle total sobre seus próprios canais de vendas, a empresa entende como ninguém os desafios do varejo do século XXI.
Então, o que podemos aprender com o domínio do comércio eletrônico e do marketing digital da Apple?
Hiperfoco na simplicidade
Porque você não tem a interação humana como em uma loja, você tem que desafiar seu UX e conteúdo para ser simples o suficiente para direcionar a mensagem, e manter a atenção.
Domínio centrado no cliente
Definitivamente, a Apple sempre se preocupou com o cliente. É por isso que ela se recusa a deixar seus técnicos liderarem a inovação de produtos e, em vez disso, direciona seus designers a criar algo que eles próprios gostariam de usar. Isso significa que o design é centrado no cliente – atendendo às necessidades dos clientes em primeiro lugar.
Táticas de crescimento do varejo da Apple
Para executar sua estratégia de usar operações de varejo para atrair clientes para seu ecossistema, a Apple investe pesadamente em toda a sua operação. Algumas das táticas de crescimento notáveis empregadas pela empresa:
- Otimizar a cadeia de suprimentos
- Contratar novas lideranças
- Abraçar o comércio omnichannel
Em suma, a “fórmula mágica”? Bem, a gente sabe que não existe uma fórmula mágica, mas a solução para eles (e quem sabe também não serve para você) foi diminuir o mix de produtos em busca da qualidade de poucos – porém competitivos – produtos.