Acima de tudo, a inovação desempenha um papel significativo em todos os aspectos do negócio.
Uma razão por trás disso é que as necessidades dos consumidores mudam constantemente.
Mais especificamente, a inovação no varejo gira em torno do fornecimento de valor agregado que torna o varejista mais desejável para os consumidores e lhe dá uma vantagem sobre a concorrência.
Principalmente, a inovação é amplamente reconhecida como um motor do crescimento econômico.
No setor de varejo, a inovação pode assumir várias formas, desde o desenvolvimento de novos produtos e serviços até a melhoria da experiência do cliente.
Em primeiro lugar, todas as empresas devem aprender a se adaptar para atender às necessidades de seus clientes.
Para os varejistas, o Imperativo de Inovação se resume a duas coisas: acompanhar o ritmo acelerado de adoção de tecnologias pelos consumidores que os ajudam a melhorar suas vidas e usar o que o mundo da tecnologia tem a oferecer para criar novas eficiências nos principais processos de negócios. Pelo menos é o que os varejistas nos dizem no último estudo de referência da RSR sobre o estado da Inovação no Varejo (Inovação no Varejo: Mantendo a Realidade).
A ascensão dos smartphones e do consumidor experiente em tecnologia significa que estamos vendo cada vez mais um mundo onde as pessoas estão mais conectadas do que nunca.
Além disso, a inovação no varejo é significativa, pois permite um ganho competitivo nos mercados. No entanto, a inovação no varejo traz vários benefícios.
Conveniência do consumidor
Os consumidores podem se beneficiar das inovações no varejo porque recebem os produtos e serviços que estão dispostos a comprar.
Eles têm acesso a uma ampla variedade de produtos, tornando-se o e-commerce uma plataforma para os varejistas expandirem seus negócios.
Experiência omnichannel
Nesse sentido, a tendência de oferecer uma experiência omnichannel é uma das habilidades mais recentes e populares na inovação do varejo.
Isso envolve fornecer aos clientes uma experiência perfeita em todos os canais, incluindo a loja física, on-line, móvel e mídia social.
Case Casper: harmonia entre a presença on-line e off-line
Simultaneamente, a Casper dominou a experiência omnichannel perfeita, oferecendo compras on-line humanizadas e opções convenientes de compras presenciais.
A loja on-line da Casper oferece aos consumidores opções para conversar com um agente , encontrar um especialista e entrar em contato facilmente com a empresa.
Portanto, sua experiência de compra pessoal oferece serviços convenientes, como retirada na loja no mesmo dia, e parcerias com varejistas populares facilitam ainda mais a compra de colchões pelos clientes.
Por que é bem-sucedido:
Uma experiência omnichannel fácil de navegar e que oferece inúmeras opções de compras permite que os consumidores sintam que estão no controle de sua experiência de compra.
Com 80% dos consumidores preferindo comprar com varejistas que possuem estratégias omnichannel (Multichannelmerchant), mais varejistas estão criando uma presença pessoal e uma presença on-line que trabalham juntas para ajudar os consumidores a comprar seus produtos com facilidade e eficiência.
Assim, quando houver uma ponte sem esforço entre as compras on-line e as compras presenciais, os consumidores serão encorajados a continuar descendo o funil de conversão com aquele varejista.
Dica de inovação no varejo a ser adotada:
Os varejistas omnichannel devem procurar encontrar maneiras de criar uma conexão perfeita entre sua presença on-line e offline. Os códigos QR bidirecionais são uma maneira rápida e fácil de construir uma ponte entre vários canais.
Além de fazer um ótimo trabalho com as estratégias e técnicas que todos já conhecemos, inovar é a porta de entrada para possibilidades incríveis para o seu varejo. Pense, repense, planeje e aplique suas ideias mais ousadas para fazer o novo