Se você não comete erros, então é porque não está tentando algo novo. Os erros nos ajudam a aprender e crescer. Erramos, refletimos sobre eles e seguimos em frente.
Isso certamente é verdade no mundo do comércio eletrônico.
É tão amplo, complexo – e altamente competitivo – que exige experimentação.
Saiba quais são os erros mais comuns do comércio eletrônico que a maioria das empresas comete e entenda como evitá-los.
1. Processo de compra complicado
Os clientes estão insatisfeitos com regras complexas e, ao mesmo tempo, não querem gastar mais tempo do que o necessário para fazer compras.
Portanto, certifique-se de que o processo de compra de sua loja esteja adequadamente organizado.
Quando o carrinho está cheio e o cliente está pronto para finalizar o pedido, mas precisa se cadastrar antes de finalizar a compra, frequentemente ele desiste e deixa o site com uma impressão de que não retornará, optando por comprar em outro lugar que seja mais fácil e rápido.
Com o UltraCheckout da Get Commerce seu cliente ficará livre de complicações para realizar a compra.
O UltraCheckout é um recurso exclusivo da Get Commerce que permite que o consumidor conclua a sua compra na própria loja virtual, sem que ele seja redirecionado para um site externo para pagar.
E ainda permite finalizar esta compra sem necessidade de login, senhas ou passos complicados.
Tudo isso nos torna o checkout mais rápido do Brasil, permitindo vendas em poucos segundos.
2. Não prestar atenção aos números
Lembre-se: você está no jogo para ganhar dinheiro, não para jogá-lo em um buraco. Portanto, fique de olho em suas métricas fundamentais, especialmente vendas e lucratividade.
Essas incluem:
Impressões e taxa de cliques;
Assinantes de e-mail e taxas de abertura;
Valor médio do pedido e receita por visitante;
Valor vitalício do cliente e taxa de compras repetidas.
3. Esquecer de direcionar os usuários que abandonaram o carrinho
Vamos aceitar: o abandono do carrinho é inevitável.
De acordo com as estatísticas, cerca de 67% dos carrinhos de compras são abandonados.
Você não pode simplesmente sentar e esperar que esses compradores voltem ao seu site e concluam a compra. Isso é muito passivo.
Se o abandono de carrinhos é um drama em outras plataformas, aqui na Get Commerce eles também viram vendas!
O Ultracheckout possui módulo nativo de recuperação automática de carrinhos abandonados.
4. Ter uma apresentação ruim de seus produtos
Ter apenas uma boa variedade de produtos e preços competitivos, em suma, não é suficiente para se destacar em um mercado online altamente concorrido.
Ao contrário das lojas físicas, a localização não oferece vantagem competitiva no mundo virtual. Quando os visitantes acessam seu site, eles não têm a obrigação de comprar de você. Afinal, por que escolheriam a sua loja em vez de outras?
Em muitos casos, a resposta está na forma como você apresenta seus produtos. Um site atraente pode manter os visitantes navegando por mais tempo, mas não garante que eles concluam uma compra.
O que realmente importa é o que eles encontram nas páginas de seus produtos. A responsabilidade recai sobre a descrição do produto e os elementos visuais para convencer os visitantes a fazerem uma compra.
O e-commerce é um mercado em constante evolução e, para ter sucesso nele, é importante evitar estes erros comuns.