O desenvolvimento do comércio eletrônico depende de novas tecnologias e tendências no mundo de TI.
O mundo do mercado on-line continua crescendo e não há sinais de desaceleração. Em outras palavras, quer se trate de personalização, políticas de devolução aprimoradas ou integrações, todas essas mudanças (entre inúmeras outras) conquistaram o meio.
Aqui estão algumas das inovações mais importantes e tendências que moldarão o futuro das compras on-line.
M-commerce
M-commerce (também conhecido como comércio móvel), inclui compras móveis, serviços bancários móveis e pagamentos móveis. Assim sendo, permite que os clientes comprem usando dispositivos móveis (um smartphone ou tablet) a qualquer hora e em qualquer lugar que desejarem.
Com o crescente número de usuários móveis em todo o mundo, não é de se admirar que o m-commerce esteja se tornando tão popular.
Segundo o Statista, em 2025 as vendas de comércio eletrônico de varejo móvel devem ultrapassar US$ 710 bilhões.
Pix como meio de pagamento
O Pix é um meio de pagamento instantâneo brasileiro que começou a ser utilizado em novembro de 2020.
Em poucos meses, milhões de brasileiros adotaram o novo recurso para uma série de pagamentos, principalmente pela praticidade e velocidade do processo.
Em menos de um ano, o Pix no e-commerce quadruplicou no país, saindo de uma aceitação de 16,9% em janeiro de 2021, para 74,9% em maio de 2022, segundo dados da consultoria Gmattos. Dessa maneira, a expectativa é que cada vez mais as lojas on-line aceitem a modalidade de pagamento.
Conversational e-commerce
Conversational e-commerce é a conversa em tempo real com os clientes da sua loja virtual. Na Get Commerce, por exemplo, você tem a opção de deixar o link de acesso para o Whatsapp da sua loja, diretamente na página inicial.
Estratégias alimentadas por inteligência artificial (IA)
Com a personalização sendo um foco importante para as empresas de comércio eletrônico, o uso da IA pode realmente ajudar a melhorar a maneira como sua marca interage com os clientes.
A personalização avançada e hiperdirecionada em escala só é possível com tecnologia avançada como IA.
Na Get Commerce, um dos recursos com utilização de IA é a busca inteligente, que garante resultados de pesquisa em milissegundos considerando a intenção do usuário, o contexto, as preferências e o comportamento dele.
Combinamos alta velocidade + similaridade fonética + comportamentos.
E com isso, é possível mostrar os itens mais relevantes para cada consumidor nos primeiros resultados de busca, proporcionando uma experiência personalizada.
Jovens consumidores mudam o cenário dos negócios
Nos últimos anos, a mudança para compras on-line foi observada entre consumidores de todas as idades.
No entanto, existe um grupo específico que compra cada vez mais coisas pela internet: os consumidores jovens.
Leve a evolução da sua loja virtual para o próximo nível, evoluindo com ele lado a lado e aproveitando essas tendências.