O e-commerce omnichannel é uma abordagem de vendas de comércio eletrônico que usa vários canais a fim de oferecer aos clientes uma experiência unificada em todos os canais, seja em quiosques na loja ou em outros canais digitais.
Hoje em dia, é fundamental fornecer aos clientes o que, quando e onde eles querem.
De acordo com a Harvard Business Review, 73% dos clientes usam vários canais durante a jornada de compra.
Do ponto de vista do comércio eletrônico, isso significa que os clientes podem seguir uma jornada clara e simples em seus canais digitais, desde sua página do Instagram até sua loja virtual, por exemplo. E se eles entrarem em contato com você pelo Facebook Messenger em seu dispositivo móvel e, posteriormente, por e-mail, você encaminhará todas as informações contextuais sobre a consulta de compra de uma plataforma para outra.
Quais são os benefícios do comércio eletrônico omnichannel?
Mensagem coesa
Um dos principais benefícios de ter um e-commerce omnichannel é que você fornece a seus clientes mensagens coesas sobre sua marca.
Afinal, não importa onde um cliente encontre sua marca, a mensagem é sempre a mesma.
.
Entendendo a jornada do seu cliente
O comércio eletrônico omnichannel permite que sua empresa colete e mescle dados de clientes de vários canais.
Combinados, esses dados fornecem uma visão completa de quais tipos de clientes estão interessados em sua marca e seu comportamento, o que lhe dá então o poder de personalizar a jornada do cliente.
Personalizando a experiência do cliente
Criar uma experiência personalizada é essencial para os clientes no omnichannel, pois eles têm um valor vitalício maior do que os compradores que usam apenas um canal.
Desenvolva suas personas
Desenvolver suas personas é uma boa maneira de começar a identificar onde e por que eles estão interagindo com você.
Varejo omnichannel
Estamos falando do varejo omnichannel, uma estratégia adotada por quase todas as empresas de maior sucesso no mundo.
Apple, ASOS, Walmart e Adidas são apenas alguns exemplos de marcas que enfatizam fortemente seus esforços de compra omnichannel.