Em uma era de conveniência os pedidos realizados via plataformas de delivery tornaram-se essenciais para oferecer aos clientes o que eles desejam: uma experiência gastronômica rápida, personalizada e conveniente.
Com o aumento do número de pedidos digitais, os restaurantes devem explorar suas opções de retirada, entrega e outros métodos de pedidos fora do local.
Mas o seu restaurante deve configurar um serviço de entrega próprio? Ou usar uma ou várias plataformas de entrega de terceiros, como Uber Eats, Ifood, etc?
Sabe-se que as empresas de entrega terceirizadas cobram taxas de comissão.
Dependendo do negócio que você está administrando e de suas margens, essas taxas podem não ser viáveis, mesmo considerando a infraestrutura e a experiência que você recebe em troca. Além disso, muitos donos de restaurantes temem a perda de controle sobre a experiência de entrega.
Sua empresa não tem nada a dizer sobre o treinamento da equipe de entrega ou a maneira como sua comida será entregue ao cliente. A contratação de um serviço de entrega externo pode resultar na perda de comunicação com o seu cliente final.
Manter uma percepção positiva da marca e oferecer a experiência do cliente que você deseja, torna-se mais difícil, pois você não tem uma linha direta de comunicação com seus clientes.
Ao não terceirizar a entrega, seu restaurante pode retomar o controle de toda a experiência.
Hoje, criar uma experiência de alto nível para o cliente é crucial ao pedir comida on-line, portanto, manter o processo de entrega interno pode ser uma decisão sábia.
A escolha pela plataforma de delivery própria remove as barreiras de comunicação que acompanham a entrega terceirizada.
Você poderá manter contato com seu cliente durante todo o pedido, o que facilita a obtenção de feedback e a implementação de alterações, quando necessário.
Não se esqueça de que um estilo de comunicação pessoal também pode afetar positivamente a experiência do cliente, resultando em novos negócios.
Por mais que você pense o contrário, o investimento em uma plataforma de delivery não é alto. Por exemplo, se você paga 30% de comissão para o Ifood, com o seu delivery próprio você pode dar um desconto de 15% para o cliente, aumentando suas vendas e ainda ficar com 15%.
Se você já vende em algum aplicativo, utilize estratégias para os clientes comprarem no seu delivery próprio. Por exemplo, coloque um cupom na embalagem para o cliente fazer a próxima compra com você. Assim, o aplicativo fica como uma forma de divulgação, e as vendas você vai direcionando para o seu delivery próprio.
Lembre-se de solicitar feedbacks de seus clientes e informar que eles podem pedir a comida que eles gostam para viver a experiência em suas casas.