O fenômeno Black Friday começou em 1924, após o desfile inaugural do Dia de Ação de Graças da loja americana Macy’s, que não oficialmente configurou o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças como o pontapé inicial das compras natalinas.
Na década de 1960, os policiais da área da Filadélfia notaram massas de pessoas nas ruas procurando presentes e apelidaram a experiência lotada de “Black Friday”.
O evento de compras tornou-se internacional, com pelo menos 129 países comemorando suas próprias versões da Black Friday. Desta forma é, portanto, um dos eventos de maior movimento por parte do varejo mundial.
Um número recorde de compradores, aproximadamente 197 milhões, procurou ofertas na Black Friday em lojas na internet, no corrente ano, de acordo com uma pesquisa da National Retail Federation.
Do período da 00h da sexta-feira (25) até o final do dia, às 23h59, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 3,1 bilhões em transações, com um ticket médio de R$ 733,07 — 5,9% menor do que em 2021, aponta a Neotrust.
Entre os principais motivos para a diminuição das compras nesta Black Friday, se apresenta o cenário macroeconômico que o Brasil está enfrentando.
A copa também acabou interferindo nos planos do varejo on-line, embora tenha contribuído com a venda de camisetas da seleção, tênis e TV’s.
Os consumidores estão fazendo compras, mas estão fazendo compras quando veem ofertas e quando obtêm as promoções que atendem ao que procuram e, portanto, você pode envolvê-los, mas precisa entregar valor, preço e agilidade nas buscas e pagamento.
Neste ano, o consumidor teve menos crédito disponível, e o varejo, na sua maioria, não fez grandes apostas em promoções atraentes.
Apesar do cenário macroeconômico desfavorável a Black Friday da Get Commerce, com uso de inteligência artificial na sua plataforma, ou seja, venda inteligente, teve saldo positivo.
Passamos por mais uma Black Friday extremamente favorável na Get! Foram dias de muito trabalho e ótimos resultados para nossos clientes.
A surpresa foi o volume de acessos muito maior do que em períodos normais. Mas como planejado, todas as lojas permaneceram on-line, sem nenhum tempo de downtime ou instabilidade.
Nossas lojas virtuais tiveram um volume de visitas 56% maior que em outros períodos e houve um crescimento médio de 28% no número de pedidos e aumento no faturamento geral na ordem de 33%.