Estratégias para fidelizar clientes no e-commerce
O que é melhor do que adquirir um novo cliente?
A resposta não é “adquirir dois clientes”. Na verdade, é reter um cliente existente.
De acordo com um estudo da Bain and Company realizado com professores da Harvard Business School, um aumento de 5% na retenção de clientes tem o potencial de aumentar os lucros em 95%.
Outro estudo do Gartner Group descobriu que 80% da receita futura virá de apenas 20% de seus clientes existentes.
Esses dados são motivadores para você melhorar o relacionamento com os clientes.
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
Para calcular a taxa de retenção de clientes:
(Nº Total de Clientes no final do Período – Novos Clientes Adquiridos)/(Clientes no Início do Período) = Taxa de Retenção de Clientes
Ao criar novas oportunidades para seus clientes, você pode aumentar o valor de cada pessoa que compra em sua loja de comércio eletrônico.
Os clientes fiéis são incrivelmente valiosos para as lojas de comércio eletrônico.
Então, quando você adquire novos, é importante entregar uma ótima experiência e nutrir o relacionamento para que eles voltem.
Torne-se um especialista nisso e o valor vitalício de cada novo cliente que você encontrar crescerá exponencialmente – e sua loja também.
Estratégias para fidelizar clientes
Ofereça um excelente atendimento ao cliente
Este é o primeiro da lista por um motivo. Muitas empresas lutam para fornecer um bom serviço, então, se você tiver sucesso, definitivamente se destacará.
Seus clientes vão apreciá-lo. Eles se sentirão bem, valorizados e aliviados por você ter tornado a vida deles mais fácil em vez de mais difícil. E eles irão voltar.
Aposte no e-mail marketing
Você já encontrou clientes que fazem uma compra uma vez e depois desaparecem para nunca mais voltar?
Para esses casos, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para manter seus clientes engajados e investindo em sua marca.
Introduzir um programa de fidelidade de clientes
Os programas de fidelidade e recompensa são uma estratégia eficaz de retenção de clientes.
Eles não apenas oferecem valor aos seus clientes por meio de descontos ou outras vantagens, mas, ao incluir níveis de recompensa, você pode incentivar os clientes a gastar ainda mais com sua marca.
Com o programa de fidelidade da Get Commerce você pode oferecer muitas vantagens para seus clientes: crie promoções com base no histórico de compras, estimule os clientes convidados a se registrar, indique claramente os descontos no carrinho, crie promoções para indivíduos e grupos.
Um exemplo de programa de fidelidade e recompensas é o Beauty Club da Sephora!
Marketing de conteúdo
O conteúdo é rei quando se trata de retenção de clientes.
Fornecer aos seus clientes um bom conteúdo aumentará a fidelidade do cliente, o que garantirá que eles continuem comprando em sua loja.
Isso pode deixá-los orgulhosos de estarem conectados à sua marca e melhorar o envolvimento do cliente, o que levará a mais vendas no futuro.
Existem muitos aspectos diferentes do marketing de conteúdo e é importante concentrar alguns de seus esforços em todos os aspectos.
Agora escolha as estratégias que se adequam ao seu negócio e implemente-as.