Como usar o marketing boca a boca para impulsionar as vendas no eCommerce
O marketing boca a boca é uma estratégia que convence os clientes existentes a contar a seus familiares, e amigos sobre os produtos com os quais estão satisfeitos.
Para os varejistas, o objetivo é criar algo que valha a pena divulgar.
A Nielsen relata que 92% dos consumidores acreditam mais nas sugestões de amigos, e familiares do que na publicidade.
Se você já recomendou um restaurante ou elogiou sua marca de roupas favorita depois de receber um elogio por sua roupa, então você entende intuitivamente o que é marketing boca a boca – e quão poderoso ele pode ser.
Nos negócios, maximizar todos os vários métodos de marketing eficazes é fundamental.
Porém, o marketing boca a boca ainda é uma das formas mais poderosas de marketing que existe e, hoje, as mídias sociais amplificam seu poder.
Criar um site de comércio eletrônico é apenas uma parte da jornada de sucesso do negócio. Você também precisa promover sua loja. Isso pode ser feito facilmente com o marketing boca a boca.
Veja como usar a estratégia boca a boca a seu favor.
Crie uma primeira experiência épica
Oferecer uma experiência de cliente de destaque que supera as expectativas das pessoas é a maneira mais segura de fazer com que elas elogiam você.
Além de fornecer um produto estelar que resolve um grande problema – hoje em dia, isso é uma aposta de mesa – considere lançar uma nota de agradecimento personalizada e um presente gratuito junto com a compra on-line.
Faça o que fizer, tente impressionar. Fornecer uma experiência média ou negativa não motivará os clientes a defender sua empresa.
Conheça sua persona
Personas são criadas para ter uma visão clara da demografia do público, e outras características.
Isso é projetado para que o proprietário da empresa não possa apenas entender o usuário. Ele também conhece histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações, bem como seu comportamento.
Felizmente, projetar uma persona de público é fácil. Tudo que você precisa fazer é imaginar seu cliente ideal.
A partir daí, você pode começar a criar sua persona. Você também pode olhar para hobbies, bem como necessidades básicas. Isso ajudará você a ter uma visão clara do seu público.
Encante seus melhores clientes
Se você quiser que mais pessoas falem sobre você nos próximos meses, uma das melhores coisas que você pode fazer é mobilizar as pessoas que mais amam você: seus clientes satisfeitos.
Mais vendas
Você se beneficia das vendas adicionais da indicação gratuita que seu cliente fez.
Mas, você também obtém algumas vendas do cliente que recomendou sua marca. Por que? Porque se um cliente ama sua marca o suficiente para recomendá-la a seus amigos, provavelmente continuará comprando com você.
O marketing boca a boca não é apenas fazer com que os clientes falem sobre sua marca. Trata-se de transformar seu cliente em um lover da sua marca.