Você está planejando mover seu negócio físico para o on-line, mas se sente sobrecarregado ao pensar em iniciar um negócio de comércio eletrônico. A boa notícia é que com a plataforma certa o seu objetivo se torna muito mais acessível.
Se você já comprou algum produto on-line, você participou do e-commerce. Da mesma forma, se você comprou uma assinatura digital ou um serviço. Embora essas transações possam parecer simples e diretas, há muitos processos envolvidos em cada pedido. Enviar um pedido é apenas uma peça do quebra-cabeça. Outras ações são necessárias para processar pagamentos, gerenciar pedidos e entregar bens ou serviços.
Construir um negócio de comércio eletrônico pode exigir uma mudança de mentalidade, mas depois de entender as etapas envolvidas, você pode repeti-las para expandir sua presença digital.
Calma! Nossos conteúdos são feitos com muito carinho para ajudar você nessa jornada. O que você precisa saber:
- O comércio eletrônico é semelhante ao varejo tradicional
Embora seja verdade que o comércio eletrônico introduz um monte de novos recursos e táticas no jogo de compras, o fato é que ainda é muito semelhante ao varejo tradicional.
Todos os fundamentos do negócio físico se aplicam ao comércio digital, e respeitar esses princípios o ajudará a superar os concorrentes que são completamente orientados pela tecnologia.
Logo, você que tem loja física tem vantagens em relação aos seus concorrentes.
- A competição é dura
As lojas on-line viram um boom na última década, e agora estima-se que existam mais de 20 milhões de sites de comércio eletrônico na internet, e o número de compradores on-line deve chegar a 20 bilhões.
Então, a internet é a avenida mais movimentada do mundo, e para que seu e-commerce se destaque nesse ambiente, é necessária dedicação. É preciso entender que a loja on-line não vende sozinha.
- Marketing eficaz é vital
Depois de ter a sua oferta bem definida, é essencial criar um plano de marketing eficaz para colocá-la na frente das pessoas com maior probabilidade de fazer uma compra.
- Pesquise seu público-alvo e concorrência
É muito importante entender o público-alvo de suas ofertas. Considere seus dados demográficos, orçamento, pontos problemáticos e como suas ofertas podem atender às necessidades deles. Seu produto deve ser um “remédio” para a dor do seu cliente.
- Descrições de produtos realmente importam
Segundo a ADOBE, quase 90% dos compradores caracterizam o conteúdo detalhado do produto como extremamente importante para suas decisões de compra? Este é um segmento crítico do varejo on-line porque os usuários não têm a oportunidade de pegar o produto e examiná-lo fisicamente.
- A qualidade do conteúdo ajuda você a se destacar
Bem, as empresas percebem que a grande maioria dos consumidores está cansada da publicidade tradicional. Um usuário típico não confia ou gosta de comerciais e banners, mas deseja ver conteúdo de qualidade. Isso sugere claramente que você deve publicar conteúdo de forma consistente.
Artigo produzido por Josele Delazeri