O que é logística reversa?
Como funciona a logística reversa no e-commerce?
Dentro da logística como um todo vive o complicado processo conhecido como logística reversa.
A logística reversa tem sido uma área negligenciada.
No entanto, as crescentes pressões do mercado, como o varejo online e as expectativas dos clientes, estão aumentando as expectativas sobre essa área das cadeias de suprimentos.
Quase 30% das compras online são devolvidas ou trocadas de acordo com dados revelados em uma pesquisa da Ebit|Nielsen.
O processo de logística reversa tornou-se um componente-chave de qualquer cadeia de suprimentos simplificada e bem-sucedida.
Calma, sabemos que o mercado do varejo é cada vez mais desafiador, mas estamos aqui para compartilhar informações, e auxiliar você nesse processo de estabelecer na sua empresa um canal de vendas online.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a logística reversa.
Logística Reversa vs. Logística Tradicional
O fluxo tradicional de produtos começa com os fornecedores e segue para uma fábrica ou distribuidor.
De lá, as mercadorias vão para varejistas e clientes.
A gestão da logística reversa começa no consumidor que, em sentido contrário, devolve os produtos a qualquer ponto da cadeia de suprimentos.
A logística reversa pode fornecer dados valiosos sobre o produto
Um dos maiores benefícios de um processo de logística reversa eficaz é que ele pode fornecer às organizações dados valiosos sobre os produtos.
Isso é crucial para a correção de problemas existentes que possam estar causando a devolução de produtos.
Processos de logística reversa bem planejados e completamente implementados são capazes de coletar facilmente dados sobre o motivo das devoluções do cliente, bem como outros dados úteis, como padrões comuns de produtos e vida útil.
A ascensão da logística reversa no mundo do transporte de carga de comércio eletrônico
A logística reversa apresenta um dos maiores desafios operacionais no mundo da logística de frete de comércio eletrônico devido ao grande volume e custo de processamento de devoluções.
A logística reversa eficaz resulta em benefícios diretos, incluindo maior satisfação do cliente, níveis reduzidos de investimento em recursos e reduções nos custos de armazenamento e distribuição.
Principais motivos para a logística reversa no varejo online
Ao contrário das lojas offline, os varejistas online não podem colocar um quadro como “sem devolução”.
Há uma série de razões que tornam a logística reversa inevitável, incluindo entrega de produto incorreto, comportamento do cliente, produto danificado, atraso no atendimento do pedido, questões legais, entre outras.
Devoluções de produtos pelo cliente: Algumas mercadorias são inevitavelmente devolvidas ao vendedor. Isso vale tanto para uma loja física quanto para uma loja de comércio eletrônico. Os clientes devolvem os produtos por causa de:
- Produto incorreto ou tamanho do produto solicitado
- Quando o cliente não precisa mais do produto
- O produto não corresponde às expectativas do cliente
- Quando o varejista envia o produto ou o tamanho do produto errado
- O produto foi danificado na chegada
- Quando o cliente se envolve em guarda-roupa??? O que é isso? Explicação abaixo.
- Cliente cancelou o pedido
- Produto com defeito
Guarda-roupa: Guarda-roupa é quando um cliente compra um produto, usa-o e tenta devolver o produto para um reembolso total.
Por exemplo, um caçador de empregos que compra ternos para uma entrevista devolve o terno após a entrevista para economizar o dinheiro. Essa tática não se limita a roupas e acessórios.
Sério? Sim, até isso acontece, e temos que nos preparar!