Gerenciando suas finanças para empreendedores de e-commerce
Em primeiro lugar, quando você pergunta a um proprietário de empresa de comércio eletrônico, qual é a parte menos favorita de seu trabalho – a maioria dirá “contabilidade”. Mas, o negócio é o seguinte: conforme seu negócio de comércio eletrônico cresce, suas finanças ficam mais complicadas.
Principalmente, vendas, devoluções, pagamentos de fornecedores, taxas bancárias – todos os movimentos de entrada e saída de dinheiro precisarão ser devidamente categorizados, analisados e relatados às autoridades fiscais.
Primeiramente, o dinheiro precisa de gerenciamento, ou ele vai embora e você fica triste. Acima de tudo, administrar uma loja online é complexo. Logo, os gerentes e proprietários de empresas estão preocupados com tudo, desde a qualidade do produto até o relacionamento com o cliente.
Afinal, quando você combina isso com o fato de que tudo custa dinheiro, não é surpresa que muitos proprietários de empresas lutem com a gestão. Principalmente, como qualquer negócio de varejo, um negócio de comércio eletrônico requer uma gestão financeira assídua. Portanto, veja como conservar e proteger seu capital de comércio eletrônico.
Comércio eletrônico é altamente competitivo
Deste modo, como um negócio de comércio eletrônico é altamente competitivo e imprevisível, o mesmo ocorre com as finanças de tais empresas, que oscilam com frequência. Então, a contabilidade é uma necessidade dolorosa. Mas, não desanime. Aqui estão algumas das melhores dicas que podem ajudá-lo a lidar com suas finanças de comércio eletrônico de forma eficaz:
Acompanhamento de ganhos e despesas
Em síntese, acompanhar as finanças de sua empresa é a primeira etapa para gerenciar as finanças de sua empresa de comércio eletrônico. Assim, se você está constantemente ciente de suas receitas e despesas, nunca se surpreenderá com a direção do seu dinheiro. Enfim, não é bom em contabilidade? Não se preocupe, vamos simplificar as coisas!
Abra uma conta bancária comercial dedicada
Sobretudo, depois de estabelecer formalmente sua empresa, a próxima etapa no gerenciamento de suas finanças é abrir uma conta bancária separada para sua empresa. Logo, isso deve ser feito antes de você começar a receber ou pagar receitas ou despesas comerciais, para que possa separar todos os fluxos corporativos das finanças pessoais. Assim, tornando muito mais fácil lidar com ganhos e impostos no futuro.
Mantenha suas finanças atualizadas
Pratique a contabilidade e mantenha suas contas comerciais atualizadas o tempo todo. Com todos os detalhes financeiros à mão, torna-se fácil analisar as demonstrações financeiras e calcular os índices de liquidez, lucratividade e eficiência.
Conta para custos anuais recorrentes
Um dos erros mais comuns de gestão de dinheiro que novas empresas cometem é negligenciar a definição de orçamentos adequados. Muitos são capazes de montar orçamentos rapidamente que levam em conta os custos mensais padrão, mas se esquecem de contabilizar os custos anuais recorrentes. Quando esses custos anuais aparecem, alguns empreendedores não estão preparados.
Compreenda o seu custo dos produtos vendidos
O custo dos produtos vendidos é a despesa diretamente vinculada aos produtos que você vendeu.
A última coisa a cobrir é o balanço patrimonial
Isso é o que o ajuda a monitorar a saúde de sua empresa a longo prazo para ver como ela está se saindo em geral. Uma demonstração de resultados é um instantâneo no tempo. Um balanço é a imagem maior. O balanço patrimonial é composto de ativos, passivos e patrimônio líquido.
Como criar um orçamento
Como diz o ditado, se você falha em planejar, você planeja falhar. Você nunca será capaz de ver todos os solavancos no caminho financeiro à frente, mas pode evitar surpresas e manter sua empresa saudável criando um orçamento sólido e controlando seu dinheiro.
Assuma o controle de suas estratégias de marketing
As empresas dependem do marketing para manter relacionamentos duradouros e contínuos com seus clientes. Também é demorado e caro. Seria melhor se você influenciasse diretamente os esforços de marketing de sua empresa. É o coração do seu negócio e você precisa saber o que espera realizar com ele.
Você vai conseguir
Em suma, abaixe a cabeça, invista todo o dinheiro de suas primeiras vendas e, com um pouco de trabalho duro, você vai conseguir.