O que é local e-commerce e seu papel fundamental no novo varejo
Desde o início modesto do e-commerce na década de 1990, os consumidores ficaram por muitos anos divididos entre recusa, cautela e curiosidade, mas acabaram sendo conquistados.
As estatísticas, e são muitas, revelam o apetite do cliente conectado.
Na França, o terceiro maior mercado da Europa depois do Reino Unido e da Alemanha, quase três em cada quatro usuários da Internet são ciberconsumidores e o valor que gastam com o crescente número de compras feitas está em constante aumento (1 500 euros em média por cliente em 2014).
A compra pela Internet agora é uma parte essencial do comportamento do consumidor, juntamente com os formatos de marketing tradicionais.
Se você é um varejista local, independentemente da linha de produtos, uma de suas principais perguntas é “qual deve ser minha estratégia de marketing?”
E, claro, as coisas mudam todos os dias, então não importa quanto tempo e recursos você investe na estratégia, não vai parar ou ficar mais fácil.
Bem, você não está sozinho!
Na verdade, a maioria dos varejistas locais, até mesmo os maiores varejistas que conheço, estão no mesmo barco.
O que é comércio eletrônico local?
O comércio eletrônico local (também conhecido como comércio hiperlocal) se enquadra no conceito de comércio offline para online (O2O).
O2O significa que os varejistas com lojas físicas podem (devem) oferecer seu estoque e vender para compradores online locais da mesma forma que lojas apenas online vendem para os compradores.
As empresas com lojas online têm conseguido colher os frutos, enquanto as que não têm estão tentando recuperar o atraso, tentando desesperadamente se reconectar com seu público.
A mudança para o e-commerce foi um revés para muitas marcas, mas muitas das principais marcas conseguiram superar e começar a ver os benefícios em termos de vendas.
Mas, para pequenas empresas e empresas locais, o salto para o online é muito maior.
E com lojas em todo o país lidando com as repercussões econômicas das medidas de bloqueio, é compreensível por que muitas pequenas empresas estão perguntando como fazer.
Os empreendedores não estão apenas no Vale do Silício ou mesmo na indústria de tecnologia – eles estão em todas as ruas principais do mundo.
Estratégias de comércio eletrônico local
Acima de tudo, a Think With Google também está investindo pesadamente em educar os varejistas sobre a importância da dinâmica online.
Bem como, os varejistas locais podem tirar proveito do digital para ganhar mais negócios localmente .
Algumas das ideias que o Think With Google recomenda são:
Traga a sua magia do mundo real para a sua experiência online
O vídeo pode impulsionar o comércio eletrônico e as vendas na loja.
Pesque onde os peixes estão.
Como podemos ver, a primeira recomendação do Google é adicionar seu toque pessoal, da vida real, à sua experiência online, o que eles chamam de “mágica do mundo real”.
A verdade é que, embora todos nós estejamos comprando online ao mesmo tempo, procuramos experiências do mundo real.
As transações sem dinheiro estão se tornando a norma
No passado, antes de sair de casa, você teria que verificar se tem dinheiro suficiente para sobreviver o dia inteiro.
Hoje, tudo que você provavelmente vai precisar é um cartão e seu dispositivo móvel.
Na verdade, você pode definitivamente passar o dia usando apenas seu dispositivo móvel, pagando por produtos e serviços locais tocando ou acenando com seu smartphone.
Ofereça uma experiência de compra completa online
Não são apenas as informações de preços que nem sempre são divulgadas.
Alguns acham que fornecer apenas informações básicas online irá direcionar o tráfego da loja onde os clientes podem obter a “experiência completa”.
Certamente não estou subestimando o valor das visitas pessoais dos clientes, mas o consumidor de hoje quer mais, e não menos, informações online.
Um mundo cada vez mais digitalizado
Em suma, em um mundo cada vez mais digitalizado, a adaptação é necessária, senão para ficar à frente da concorrência, para sobreviver.
O mundo dos negócios está se tornando mais cruel do que nunca e as indústrias estão se tornando mais agressivas em sua abordagem para obter lucro e fazer os negócios crescerem.
Eles também não são avessos a investir dinheiro na busca por novas tecnologias ou serviços que possam usar para conseguir isso