O comércio eletrônico é um dos mais importantes aspectos de crescimento do cenário de varejo de hoje.
O ano de 2020 foi um ano de crescimento exponencial para o e-commerce, impulsionado pela pandemia, e a restrição para as compras em ambientes físicos. Porém, é importante entender que a história do e-commerce está sendo escrita desde antes dos anos 2000. Um marco importante foi o lançamento da Amazon em 1995. Jeff Bezos apresentou a Amazon, principalmente, como uma plataforma de comércio eletrônico para livros.
Para os empreendedores, ter uma loja online atualmente é uma necessidade. Mas com a loja no ar, surgem muitos questionamentos. O principal ponto aqui, é divulgar a loja para que seus clientes saibam que este canal de vendas está funcionando para a sua marca. Você precisa comercializar sua loja.
SEO – Otimização para Mecanismos de Busca
O SEO está vivo e bem. Você precisa manter as palavras-chave e os termos de pesquisa em mente em cada página do seu site, nas suas URLS e nas suas campanhas de anúncios. Você também precisa pensar em direcionar tráfego para seu site.
Seu site não é a única coisa para a qual você precisa direcionar tráfego. Os produtos que você escolher também precisam ser incluídos em seu orçamento de marketing.
Sua missão é vender produtos, não direcionar tráfego. Para vender produtos, você deve pensar além do seu site e buscar áreas de expansão.
Participe de fóruns online
Os backlinks são um fundamento importante do SEO. Esses links inbound sinalizam ao Google que você tem um site com boa reputação, que outros domínios com boa reputação o recomendam.
E-mail marketing
Não importa o que e como você decida vender, o primeiro passo é criar uma lista de e-mail. Coloque um brinde opcional em seu site, lance uma campanha de mídia social para ganhar seguidores ou hospede um sorteio onde a “taxa” de inscrição é o endereço de e-mail do seu cliente.
Fornecer cupons e conteúdo aos consumidores por e-mail ajuda a manter sua marca em suas mentes, aumentar as vendas e estabelecer credibilidade. Mantenha seus e-mails interessantes – peça a opinião de seus clientes com frequência, incluindo comentários. Responda rapidamente aos problemas de atendimento ao cliente e qualidade do produto, e trabalhe na construção de relacionamentos. Nenhuma interação de vendas é sobre a primeira venda; concentre-se sempre na fidelização.
Análise em tempo real
Os dados em tempo real fornecem a capacidade de analisar todos os pontos possíveis onde um cliente interage digitalmente com sua empresa.
Divulgue o site nas mídias sociais
As mídias sociais são inevitáveis hoje em dia, independente da sua opinião sobre elas (Neil Patel).
Você também pode oferecer aos blogueiros do seu nicho uma amostra grátis do seu produto em troca de avaliações.
O crescimento das vendas online é imparável.
Embora as compras online sejam uma das atividades online mais populares, o uso varia de acordo com a região. Com a popularidade crescente das lojas de comércio eletrônico, um número crescente de pessoas está se voltando para as compras online. Esse aumento nas compras online pode ser atribuído a uma série de fatores. Um dos principais é, sem dúvida, a quarentena, um aspecto importante também é o nível de conforto oferecido aos compradores online.
Há também um aumento na confiança que os compradores online têm quando compram, bem como uma melhor experiência no website. Em um ponto, as pessoas costumavam hesitar em comprar coisas online, mas não é mais o caso. Os sites se tornaram mais amigáveis para o cliente. Com toda a agilidade e comodidade que são proporcionadas, não é nenhuma surpresa que o crescimento das vendas online esteja se tornando imparável.