aguarde...

Pixi.

Pixi is a creative multi-concept WordPress theme will help business owners create awesome websites.

Address: 121 King St, Dameitta, Egypt
Phone: +25-506-345-72
Email: [email protected]

O que é certificado SSL e https. E porque você deveria ter na sua loja virtual!

Certificado SSL e https. Diariamente recebemos perguntas sobre o que é SSL, https, certificados de segurança, etc. E a segurança é sempre uma questão de prioridade. Resolvemos escrever este artigo com o objetivo de ajudar quem tem (ou poderá vir a ter) alguma dúvida neste mesmo sentido 😀

Conforme os dados publicados pelo Ebit no Webshoppers, as vendas pela internet já passaram a marca de R$ 19 bilhões no primeiro trimestre de 2016. Isto mostra que o e-commerce está aí para ficar. E com este crescente número de transações sendo realizadas, devemos ficar atentos com a segurança dos dados. E dar atenção especial ao Certificado SSL e https.

A mesma pesquisa aponta que somos cerca de 51,3 milhões de consumidores online. Ou seja, quase 25% da população já realizou uma compra pela internet. E esta tendência de compra vai impactando todas as classes, perfis e nichos da sociedade. Comprar online além de ser mais cômodo, pode significar preços mais baixos e facilidades.

Mas nem tudo é uma maravilha! Seria óbvio pensar que um setor que cresce sem parar, também iria trazer alguns criminosos digitais, com o intuito de roubar dados, praticar estelionato e muitas outras situações. Aí começa a surgir a importância do Certificado SSL e https.

Certificado SSL e https. Em primeiro lugar, o que é certificado SSL?

O certificado SSL funciona como uma assinatura digital, armazenando informações sobre a segurança da página. Ele é um dos protocolos de comunicação mais conhecidos, que protegem a sua navegação.

Em resumo, o Secure Socket Layer (SSL), permite a troca de informações de forma segura, protegendo a veracidade e integridade do conteúdo que está sendo visualizado, evitando que nenhum dado fornecido pelo usuário seja interceptado por terceiros.

Com base nisto é fácil deduzir que é importante para uma loja virtual ter o certificado SSL instalado, pois além de trafegar muitos dados de produtos e clientes, é responsável por gerar transações financeiras. E lembre-se, a segurança sempre será um favor que influenciará de forma significativa a decisão do seu usuário finalizar a compra ou desistir.

Mas e de forma bem direta, quais são as vantagens reais de utilizar um certificado de segurança SSL?

– Proteger os dados e informações dos seus clientes, garantindo que os dados não sejam enviados para um hacker;
– Proteger transações financeiras;
– Criptografar os dados trocados entre um navegador web e um servidor web;
– Maior privacidade para os usuários;
– Maior segurança e credibilidade;
– Diferencial estratégico.

Como saber se uma loja virtual ou site possui o SSL?

Isto é bem simples e é onde entra o HTTPS 😀
Quando você acessar um site, irá perceber que a letra “s” é automaticamente incluída no http. Alguns navegadores inclusive incorporam um cadeado junto ao https, como quando acessamos o site da RSWA.

Como funciona o SSL
Como funciona o SSL

Agora se você tentar digitar um endereço com o https e ele não tiver o certificado instalado, você irá ver uma tela como esta aqui, com uma mensagem de erro de privacidade.

Certificado SSL e https: Erro no SSL
Erro no SSL

Uma observação importante é que algumas lojas virtuais utilizam o https apenas nas páginas que trocam informações confidenciais, como na hora de finalizar a compra, digitar senhas ou dados de cartão de crédito.

Artigo originalmente publicado no Portal Administradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *